Seg, 23 de Janeiro de 2012 16:16

Por Luiz Carlos Bittencourt, assessoria
A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão vive dias de saudades de quem muito contribuiu para o crescimento do Reino de Deus no Sudoeste paranaense. Faleceu no dia 19 de janeiro, em Curitiba, o Monsenhor Natalício José Weschenfelder, com 73 anos de idade.
A Missa de corpo presente foi celebrada na sexta-feira, 20, às 17h, na Paróquia Cristo Rei, em Pato Branco. Presidiu a celebração o bispo diocesano dom José Antonio Peruzzo, concelebrada pelo bispo emérito Dom Agostinho José Sartori e dezenas de presbíteros, diáconos, familiares e muitos amigos.
Monsenhor Natalício foi submetido à cirurgia cardíaca para substituição da bioprótese que substituía a válvula mitral. Esta fora implantada há 14 anos. A cirurgia transcorreu muito bem, sem intercorrências.
Infelizmente ocorreu um processo de hemorragia. A situação se agravou. Foi reconduzido ao centro cirúrgico para reabrir o peito para estancar a hemorragia, mas Pe. Natalício não resistiu e veio a falecer.
Histórico do Monsenhor Natalício
Monsenhor Natalício José Weschenfelder nasceu no dia 28 de setembro de 1937 no município de Itapiranga-SC. Filho de Matias Artur Weschenfelder e Hilária Weschenfelder.
Fez o ensino primário em Itapiranga de 1946 a 1949; o Ensino Médio iniciado em 1950 no Seminário São João Maria Vianney (Palmas) e concluído em 1955 (Ginásio Científico – Palmas). Cursou Filosofia no Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte-MG de 1956 a 1957. A Teologia no mesmo seminário no período de 1960 a 1963. Cursou Letras Português-Francês na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas, em 1969 a 1972.
Curso de extensão universitária
Catequese e Pastoral no Instituto Internacional de Catequese e Pastoral de Bruxelas, Bélgica de 1º de outubro de 1974 a 30 de dezembro do mesmo ano.
Em junho de 1975, participou do Encontro de Formação Intercultural, INODEP, em Paris-França.
Em 1965 realizou o curso de aperfeiçoamento para professores do ensino primário, em Palmas-PR.
A ordenação presbiteral, como padre diocesano, ocorreu no dia 7 de julho de 1963, na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas.
Em 1964 e 1965, Pe. Natalício foi professor e diretor espiritual do Seminário Menor (Diocesano) – Palmas. De 1965 a 1976 foi membro do CIMI Sul (Conselho Indigenista Missionário da CNBB do Regional Sul 2 Paraná);
Em 1969 assumiu como chanceler da Cúria Diocesana em Palmas; em 1974 foi coordenador diocesano de pastoral e integrante da equipe executiva de pastoral na Diocese; em 3 de julho de 1976 assumiu como Cura da Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas; no ano de 1984 foi membro do Conselho Econômico da Diocese; no dia 23 de fevereiro de 1989 foi nomeado como vigário Geral da Diocese; em 1990 foi escolhido como responsável pela Comissão de Construção da Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão; em 1990 também fez parte do Conselho de Presbíteros e do Conselho de Consultores da Diocese; em 01 de fevereiro de 1992 assumiu como coordenador diocesano de pastoral.
Trabalho nas Paróquias
Na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Monsenhor Natalício trabalhou nas Paróquias: Catedral do Senhor Bom Jesus (Palmas), São Francisco de Salles (Mariópolis), Santo Antonio (Dois Vizinhos), Concatedral Nossa Senhora da Glória (Francisco Beltrão), Nossa Senhora Aparecida (Salto do Lontra) Santa Isabel (Santa Izabel do Oeste), Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso do Sul).
Em Santa Catarina Monsenhor Natalício trabalhou em Urubici e na Catedral de Lages.
Em 2011, trabalhava como vigário da Paróquia Nossa Senhora da Salette, em Francisco Beltrão.
- 24/01/2012 - Paraná pode perder BMW para Santa Catarina
- 24/01/2012 - México espera que "fim do mundo" atraia 12 milhões de visitantes
- 24/01/2012 - Luiza circula pelo Fashion Week e diz que 'não dará as costas para as oportunidades'
- 24/01/2012 - Acidente em BR custa R$ 53 mil, afirma Dnit
- 24/01/2012 - Alep vai cortar isenção de IR de aposentados
- 23/01/2012 - Projetos com países vizinhos devem fortalecer o turismo na fronteira
- 23/01/2012 - Empresa incubada no Tecpar pesquisa telhas que aproveitam energia solar
- 23/01/2012 - Nova estação meteorológica melhora previsão do tempo e prevenção de desastres
- 23/01/2012 - Depois de cinco anos, Palácio Iguaçu será reaberto nesta quarta-feira
- 23/01/2012 - Praia Artificial Municipal Ouro Verde de Boa Esperança do Iguaçu






