Educação - Jornal Novo Tempo

Santa Izabel do Oeste foi palco nos dias 01 e 02 de dezembro, do IV Festival Regional Nossa Arte e reuniu APAES de dez municípios da região, cujos alunos das Escolas Especializadas apresentaram seus talentos. O evento que aconteceu no Clube Saniza, trouxe para a platéia, apresentações de danças folclóricas, músicas, teatros além de amostra de artes e artesanatos tudo feito pelos alunos das APAES.

No dia 26 de novembro, a APAE de Salto do Lontra, mantenedora da Escola de Educação Especial Arco-Iris, promoveu o 2º Matibaile das APAES da região de Dois Vizinhos nas dependências Clube SERJL, com a presença de 07 municípios.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está até o dia 15 de janeiro de 2010, com inscrições abertas para o teste seletivo de alunos. Podem participar os estudantes que fizeram o Enem. São 2.160 vagas par aos 42 cursos oferecidos nos campi de Chapecó (SC), Erechim (RS), Laranjeiras do Sul (PR) e Realeza (PR).

De acordo com um projeto enviado pelo Ministério da Educação ao Congresso, só as crianças que completarem seis anos até o início do ano letivo poderão ser matriculadas no 1º ano do ensino fundamental, tanto em escolas públicas quanto particulares.

A iniciativa visa padronizar o critério de admissão que é diferente em cada Estado, que em determinados casos aceitam crianças de cinco anos. A divergência teria sido criada com a ampliação do ensino fundamental, de oito para nove anos, que passará a valer em 2010.

A parceria entre Departamento de meio Ambiente e Escolas do município de Nova Esperança do Sudoeste continua mostrando resultados. Em novembro o departamento de meio ambiente juntamente a Escola Estadual de Nova Esperança do Sudoeste plantaram mais 450 mudas de arvores nativas cedidas pelo IAP nas margens do Rio Lontra, também no dia 3 de dezembro com alunos da Escola Estadual do Rio Gavião foram plantadas mais 450 mudas.

O Departamento Municipal de Educação de Santa Izabel do Oeste realização a eleição, em cumprimento a Lei Municipal, para a escolha dos novos diretores das escolas municipais para o biênio de 2010/2011.

No dia 26/11, no pavilhão da igreja católica Santo Antão em Bela Vista da Caroba, as 4º séries da Escola Municipal Bom Jesus realizaram a formatura de 106 alunos do PROERD receberam o certificado de participação do curso ministrado por Genoir Behl, Instrutor PROERD com duração de um bimestre.

A Secretaria Municipal de Educação de Santa Izabel do Oeste realizou durante todo o segundo semestre de 2009, o Projeto Novos Talentos que já está em sua segunda edição. A idéia de realizar o projeto vem de uma série de necessidades, por exemplo: melhorar o aprendizado das crianças; oferecer uma atividade que vai além do currículo e do âmbito da escola; implantação da disciplina de Música em todas as séries da rede pública municipal no ensino fundamental, aplicada como contra turno e faz com que a criança desenvolva seu interesse no ritmo, dicção e desenvoltura.

Repassar conhecimento. Esse é um dos objetivos de quem pretende ser professor, e quando essa tarefa se torna divertida e de mais fácil compreensão, torna o aprendizado muito mais eficiente, divertido e inesquecível.

O Programa ProJovem Adolescente de Santa Izabel do Oeste coordenado pela assistente social, Juliane Schmoller organizou uma palestra com a instrutora da Empresa de Correios regional de Cascavel, Márcia Maria Datto Ramos que abordou diversos temas sobre funcionamento, dinâmica, estrutura e hierarquia da empresa, sobre a importância da atuação dos Correios no Brasil e sobre os concursos e a carreira dentro da empresa.

O evento para os alunos do ProJovem é uma oportunidade para conhecer empresas e as diversas áreas profissionais, com o objetivo de dar uma orientação vocacional.

Página 80 de 81
Top