Sexta, 16 Outubro 2015 09:23

Mesmo com chuva, milhares de romeiros participam da 34ª Romaria, em Santa Izabel do Oeste

No sábado, dia 10, a movimentação já acontecia com a presença de famílias de vários municípios e estados do Sul do Pais.

 

No domingo, véspera do grande dia da Romaria, milhares de pessoas passaram pelo Santuário e a presença foi intensificada a partir do início da noite nas celebrações da Novena, às 20h e da primeira missa aos Romeiros, à meia noite.

No dia 12 de outubro, foram registrados momentos significativos quando os romeiros fizeram pedidos à mãe de Jesus e também de agradecimentos por graças alcançadas. Com missa às 06h, muitos romeiros que enfrentaram o caminho por muitos quilômetros, de vários municípios da região, fizeram o seu encontro com Nossa Senhora. Romeiros, em grupos percorreram distâncias de até 70 Km, saindo de suas cidades e suas casas, ainda no sábado pela manhã e chegaram ao Santuário durante a noite e mesmo cansados pela caminhada, se dirigiam ao Santuário para rezar e estar bem próximo da imagem e poder conversar com a Santa Mãe.

Às 10h, aconteceu a celebração da santa Missa com acolhida da imagem, presidida pelo Pe. Geraldo Macagnan (Administrador Diocesano), concelebrada pelo Pe. Cesar Poggere (Reitor do Santuário), Pe. David Fontana e Pe. Andrelisson Antonio Neckel.

Em entrevista para o site do Jornal Novo tempo, Pe. Geraldo disse que uma das características da comunidade diocesana é o testemunho de fé e a participação nos momentos que são convidados a celebrar juntos: “Mesmo diante da inquietação quanto ao tempo, é só observar o número de pessoas aqui presentes, para que possamos descobrir o quanto isto é vivo e eficaz na vida do povo. Maria ocupa um lugar muito especial na vida de nosso brasileiro, porque ela é a maternidade revelada no zelo, no ensino e na proclamação da verdade que nos faz ser verdadeiramente discípulos seguidores do filho e obedientes à mãe”.

À tarde, às 15h, foi realizada a celebração da última missa, onde novamente, o Santuário foi preenchido por milhares de fiéis. Durante o dia, foi rezado o Terço dos Homens, celebração das crianças, das legionárias e durante a madrugada de segunda-feira, os jovens fizeram sua vigília.

Vejam link: http://www.jornalnovotempo.com.br/romaria2015

 

Participação intensa nas novenas

Os organizadores da 34ª Romaria motivaram a comunidade izabelense e regional para participar da Romaria através da Novena em preparação ao grande dia. Milhares de pessoas participaram da procissão diária, saindo de frente da Igreja Matriz Santa Isabel até o Santuário, onde era celebrada a missa com a presença de sacerdotes da região.

Também, uma caravana de romeiros se dirigiu até Aparecida do Norte, em São Paulo, onde participaram de celebração na Basília Nacional e buscaram maior integração entre os Santuários.

Os padres César e Delmonte estavam entusiasmados com a forte presença da comunidade local e regional. “Esta é a força da fé do nosso povo. Estamos fazendo a Romaria com o nosso povo que pode se manifestar e participar em todos os momentos. A comunidade da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão está demonstrando a força de organização e de valorização de seu povo”, comemoravam.

Vejam link: http://www.jornalnovotempo.com.br/romaria2015

 

Agradecimentos pelo envolvimento

O padre César Poggere, reitor do Santuário Diocesano destaca a força de união e de envolvimento de todas as forças vivas da comunidade izabelense e regional. Centenas de voluntários, entidades, instituições se doaram e não mediram esforços para o sucesso da Romaria. “O envolvimento é grande. Famílias inteiros se colocaram a trabalhar. As pastorais assumiram o seu papel e fizeram uma grande transformação nos ritos que foram apresentados na Romaria. Profissionais de vários setores se colocaram a serviço e de prontidão para bem receber e atender os romeiros. Santa Izabel do Oeste está preparada e pode fazer muito mais. Tivemos integração e disposição. A Romaria está conhecida e reconhecida, assim cada um está edificando o Santuário que se prepara para acolher os irmãos e servir com coragem e esperança”, destacou padre César.

Vejam link: http://www.jornalnovotempo.com.br/romaria2015

 

Transmissão para o mundo

O Jornal Novo Tempo se preparou para transmitir via rede social todos os momentos da Romaria, em fotos e vídeos. Montamos uma estrutura razoável, com o apoio da Aero Informática que dispôs de sinal de internet para o Jornal e para os romeiros. Porém, o mau tempo na sexta-feira, véspera do feriadão, trouxe a ação de raios que danificaram nossos equipamentos, como em várias empresas e residências da cidade.

Desde a sexta-feira até o sábado, ao meio dia, ficamos sem internet e sem telefonia. Por momentos, o desespero atingiu a equipe, mas encontramos forças e com improviso conseguimos montar uma central de redação para poder colocar no ar, fotos e vídeos em forma de boletins. Tivemos que refazer vários serviços e aos poucos fomos transmitindo pelo site e pelo facebook, o que acontecia no Santuário.

Não conseguimos colocar em prática o principal propósito, a transmissão ao vivo da missa das 10h, mas num corre-corre entre o santuário e a Redação do Jornal, colocamos fotos e vídeos que foram visualizados por milhares de pessoas, em todo o mundo.

Agradecemos o empenho e o apoio de todos os propfissionais da equipe que formou o Jornal Novo Tempo neste trabalho inédito. Às empresas Aero Informática, Redisa Pneus (Real Pneus e recapadora de Pneus Michelin), à Cooperativa de Crédito Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, ao Posto Gralha Azul, ao Supermercado Scalco, à CONART – Artefatos de Cimento, à Bocchi Agronegócios, à Distribuidora Cibramar de Bebidas, a Roberto Jonikaites – Filmagem e Fotografia e Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Oeste.

Agradecimento especial aos organizadores e à diretoria do Santuário e da Igreja Matriz que confiaram na equipe do Jornal Novo Tempo. Sabemos que foi bom, pode ser melhor e poderemos sempre fazer mais. Isso inspira e incentiva a todas as famílias a se integrar e construir o Santuáruio da Fé, que parte do nosso coração e segue pelas ações que edificarão um local com o propósito da fé.

Vejam link: http://www.jornalnovotempo.com.br/romaria2015

Ler 1853 vezes
Entre para postar comentários
Top