Será que podemos comparar Trump com Bolsonaro


A mídia internacional adora comparar o Bolsonaro com o Trump, o que não acontece tanto dentro da mídia brasileira, já que há várias diferenças entre os dois governantes, mesmo que haja também pontos parecidos.

 

Entre as principais diferenças entre Trump e Bolsonaro são suas origens como também as suas carreiras políticas. Trump era empresário bilionário e Bolsonaro um político há mais de 30 anos.

Apesar disso, eles apresentam algumas semelhanças principalmente na visão conservadora e de direita. Ambos acreditam em um alto controle militar, uma sociedade patriarcal, em fronteiras fechadas para imigração, em menor importância as questões ambientais, acesso liberado às armas, ideologia de gênero, um estado liberal e com maior número de privatizações, entre outros. Mas, esses pontos parecidos não são exclusivos desses dois políticos, já que vários outros também pensam da mesma maneira em um ou mais pontos.

Agora a discussão sobre o fechamento do governo americano não está a ser visto com bons olhos por ninguém, mas principalmente pelos empregados federais que estiveram sem receber os seus salários desde durante 35 dias. Da mesma maneira, como o fechamento do Ministério do Trabalho por Bolsonaro também não foi visto de forma positiva, mas cada um desses fechamentos tem vários pontos diferentes, sobre os quais falamos abaixo:

Por que este fechamento do governo americano aconteceu? E porque o Ministério do Trabalho foi fechado?

O fechamento nos EUA aconteceu por causa da decisão de Trump para pressionar os democratas a aceitarem o seu orçamento, que incluía 5 bilhões de dólares para o muro na fronteira com o México. O congresso americano não conseguiu entrar em um acordo político. Já no Brasil, o fechamento do ministério se deu por uma decisão política do novo presidente que quis diminuir a quantidade de ministérios e mover a agenda do Trabalho para outros departamentos.

Quais são as consequências deste fechamento do governo americano? E no caso do Brasil?

As principais consequências, como tido acima, são os profissionais do governo federal terem ficado mais de um mês sem receber os seus salários, e alguns serviços terem sido encerrados durante esse tempo. Já no Brasil, poderá haver menos controle sobre as questões trabalhistas já que elas não serão totais prioridade do governo. Bolsonaro deixou claro que quer criar empregos e que vai facilitar a vida do empregador brasileiro, o que poderá de alguma forma prejudicar o trabalhador.

Quando este fechamento do governo americano poderá acabar? E o que acontece agora com o Ministério do Trabalho?

Recentemente Trump reabriu o governo e deu até ao dia 15 de fevereiro para que os democratas aceitem o seu orçamento de 5 bilhões de dólares. Se os democratas não aceitaram muito provavelmente o governo dos Estados Unidos voltará a ser fechado. E o Ministério do Trabalho acabou depois de mais de 80 anos de atuação, e as suas secretarias vão passar para outros Ministérios. Vale ressaltar que mesmo o presidente já ter tomado posse, o resto do governo só volta a funcionar em fevereiro de 2019.


Existem bastantes semelhanças entre os dois políticos, mas também bastantes diferenças. O que é certo é que entre os dois existe vontade de maior cooperação entre os dois países, o que poderá trazer benefícios para o Brasil.

Ler 571 vezes
Entre para postar comentários
Top