Um Norte para os Pioneiros
Deputado Estadual Pedro Lupion
O governo Beto Richa está em vias de completar seu 16.° mês desde a posse, período curto para que sua marca na gestão dos destinos do Paraná se consolide. Há exatamente 10 meses atrás um diagnóstico da situação do Estado apontava um déficit de R$ 4,5 bilhões nas contas públicas, o que pouca gente se lembra, e que consumiu vultosos recursos humanos e financeiros para que fossem equalizados. Ainda assim, já é possível afirmar categoricamente que o Paraná experimenta um novo ciclo de expansão de sua economia, graças à liderança de um governador que respeita a lei, as pessoas e a ordem.
 
Em todas as regiões do Estado esse novo jeito de governar pode ser claramente atestado pelos usuários dos serviços públicos, pelos empreendedores e por todos aqueles que, direta ou indiretamente, recebem os benefícios do desenvolvimento em marcha. E o Norte Pioneiro está incluído nos planos e ações governamentais, graças à atuação dos secretários de governo recrutados na Região, aos deputados estaduais e federais que o representam na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, aos prefeitos, vereadores e servidores municipais que se engajaram em parcerias e, especialmente, aos empresários e às pessoas simples e trabalhadoras que compõem sua população.
 
A corrente de união que se forma em torno do Governo foi capaz, nesses poucos meses, de promover a implantação de programas em áreas sensíveis, como o HospSus e o ConSus, na Saúde; o Programa do Leite, entrega de calcário, apoio para recuperação emergencial de estradas rurais, construção de poços artesianos, na Agropecuária; construção de centenas de casas nas cidades e no campo, na Habitação; a criação da Secretaria do Esporte, com um escritório na Região (Cornélio Procópio) e da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, com um Núcleo em Jacarezinho; a recuperação de trechos importantes da PR-092, na Infraestrutura; a expansão do Programa Recap, via SEDU; a contratação de professores e aumentos salariais, a reforma e construção de escolas e o aumento substancial no repasse de recursos para o transporte escolar, na Educação.
 
Nesta sexta-feira (20) o governador estará pessoalmente na Região onde anunciará a construção da nova sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a criação do Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Jacarezinho – que ganha um novo quartel -, a doação de imóvel para construção de delegacia e sede do Instituto Médico Legal (IML) e a construção de
delegacia de Polícia.
 
As ações e programas de incentivo à instalação de indústrias no interior do Paraná já produz resultados, como comprovam os investimentos na área de papel e celulose, no entorno de Jaguariaíva e Telêmaco Borba, a fábrica de motos da Pro Tork, em Siqueira Campos, entre tantas outras iniciativas de sucesso. Teremos também boas notícias em relação ao Turismo no Norte Pioneiro, que está se estruturando com profissionalismo e competência.
 
Não se trata de fazer aqui um relatório completo das atividades do governo, mas de mostrar aos paranaenses, e em particular aos norte pioneirenses, que temos um rumo, um prumo, e um caminho a construir juntos. Sob a liderança do governador Beto Richa podemos dizer que temos um Norte, que nos levará ao estágio de desenvolvimento sustentável que sempre buscamos.
 
*Pedro Lupion é deputado estadual pelo Democratas e presidente do Bloco Agropecuário da Assembleia Legislativa do Paraná
Ler 856 vezes
Entre para postar comentários
Top