Agressividade por Dominância

Hoje em dia, os animais de companhia são tidos como mais um membro da família. Esta proximidade, embora potencialmente gratificante para donos e animais, pode também ser prejudicial, se deixarmos de tratar o cão como animal, humanizando-os demasiadamente. Um dono pode gostar do seu cão “como se fosse um filho”, mas não deixar de o disciplinar e educar, porque até as crianças necessitam de saber os seus limites.


A agressividade por dominância é uma das causas mais comuns dos episódios de agressão dos cães, grande parte dos episódios de mordedura são a membros da família adotiva.
Diversos procedimentos que deve seguir para contrariar o aparecimento da agressividade por dominância, como: Mexer na comida, não permitindo comportamentos agressivos (hierarquização), boa sociabilização do cachorro, promovendo o convívio com terceiros, não permitir comportamentos indesejados, não dar da sua comida e não lhe deixar alimento disponível durante todo o dia, interaja com o seu animal diariamente e permita-lhe exercício suficiente.
Existem ainda alguns fatores que estatisticamente provam a predisposição de algumas raças ou de cães com determinadas características se tornarem agressivos, como: Cães medrosos, ou seja, animais que não foram devidamente sociabilizados na sua juventude, cães com comportamento destrutivo, vocalização excessiva e eliminação de fezes ou urina em locais inadequados.
Se você tem dúvidas que alguns comportamentos do seu cão possam ser considerados de agressividade por dominância, aqui ficam algumas coisas que deve poder fazer ao seu animal sem que ele rosne ou lhe tente morder: Tirar-lhe qualquer objeto ou brinquedo, Mexer na comida ou manipular qualquer recipiente em que o animal esteja a comer, Passar ao pé do cão quando ele está com algum brinquedo favorito ou a roer um osso, Abordar o cão quando ele está a descansar, olhar fixamente o animal, manipular o cão, acariciá-lo, levantá-lo ao colo, escová-lo, mexer-lhe na boca, limpar-lhe os ouvidos.

Méd. Vet. Claudemir Dal Molin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Av. Bruno Zuttion 3547 – (046)3543-1919 - 9975-3880 - REALEZA - PR

Ler 4847 vezes
Entre para postar comentários
Top