Segunda, 19 Novembro 2012 16:00

Curso de Medicina Veterinária auxilia no manejo de animais na 4ª ExpoReal



Durante os quatro dias da 4ª ExpoReal (Feira Comercial, Industrial, Agropecuária e Gastronômica de Realeza), os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) puderam auxiliar no manejo dos animais expostos no evento. Na feira agropecuária, foram expostos aproximadamente 90 bovinos, 25 ovinos e caprinos e 30 cães e gatos.


Para a acadêmica, Elidiane Rusch, a experiência foi muito importante, já que ela está na segunda fase do curso de Mecina Veterinária. “A gente pode conhecer mais sobre a nutrição dos animais, os tipos de raças e os cuidados básicos que se deve ter durante eventos como esse, já que a circulação de pessoas entre os animais é grande”, comenta.

Quem gostou da presença dos estudantes foram os agropecuaristas, que tiveram a certeza de que os animais expostos estavam recebendo bom tratamento. “O bem-estar dos animais é sempre importante, pois existe sempre uma agitação, ainda mais com a presença do público e o som alto. Para essa edição da ExpoReal, trouxe nove bois da raça Brahman e todos eles estão sendo bem tratados pelos acadêmicos da UFFS, inclusive os de outros expositores”, destaca o pecuarista Marciano Zucchi.

Na coordenação das atividades dos estudantes, o coordenador do curso professor Gentil Ferreira Gonçalves, ressalta que os acadêmicos estavam muito engajados no trabalho.

“É muito interessante esse ambiente de feira, pois além de cuidarmos das questões de manejo e da ordenha de alguns animais, fizemos a parte sanitária e saúde dos animais. Foram quatro dias de trabalho intenso e não ocorreu qualquer adversidade”, salienta.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente de Realeza, Maicon Dal Molin, a parceria com a UFFS veio engrandecer ainda mais a ExpoReal, já que a feira não pôde ser realizada nos últimos dois anos. “É empolgante ver os estudantes trabalhando e participando com dedicação do evento, isso nos incentiva a realizar outras parceria, pois as duas entidades – Prefeitura e universidade – crescem com isso”, afirma.

A ExpoReal é realizada pela Associação Empresarial de Realeza (Aciar) e Prefeitura Municipal.

Ler 5108 vezes
Entre para postar comentários
Top