Álcool e escolas não combinam
Iniciativa de Marcio Geron eliminou a presença de bebidas alcoólicas nas escolas paranaenses. Foto: Juliana C. Jonikaites

Juiz da Comarca de Capanema criminalizou o consumo de álcool em todas as escolas públicas do Paraná.

 

Fonte: Manuela Casaril

“Drogas, não! Quero você feliz. Admita: o álcool é droga”.


Este era o nome da campanha contra as drogas encabeçada pelo Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude e Anexos da Comarca de Capanema, Dr. Marcio Geron. Há mais de dez anos, o juiz luta pela proibição da presença de bebida alcoólica em eventos relacionados a instituições de ensino.

 

Conquistas

No ano de 2003, através da Portaria nº 01/2003, proibiu a presença de bebida alcoólica em qualquer festa ou evento realizado no prédio de escola pública estadual, municipal e particular, sob pena de responsabilização criminal, nos municípios da Comarca de Capanema.

 

Na ocasião, levou ao conhecimento da Secretaria Estadual de Educação a existência da referida Portaria. No mesmo ano, a citada secretaria editou a resolução nº 1870/2003 – GS/SEED, apontou em suas considerações a Portaria emanada do Juízo da Comarca de Capanema e proibiu a comercialização e a ingestão de bebidas alcoólicas nas dependências de todos os estabelecimentos da rede de ensino público do Estado do Paraná.

 

No ano de 2012, nova Recomendação foi editada pelo Juízo e enviada à Secretaria de Estado da Educação.

 

Assim, diante de ofício informando sobre a referida Recomendação (1/2012), a SUED/SEED – Secretaria de Estado da Educação e Superintendência da Educação resolveu proibir o consumo e a comercialização de bebidas alcoólicas em quaisquer eventos escolares, ainda que esses eventos ocorram fora da escola, sob o fundamento de que a escola é um lugar para o desenvolvimento e a formação, que assegura a convivência familiar e comunitária livre de substâncias entorpecentes. 

 

Dessa forma, reiterou as disposições da Recomendação nº 1/2012, esclarecendo sobre a proibição do consumo e comercialização de bebidas alcoólicas em quaisquer eventos escolares, ainda que esses eventos ocorram fora da escola. 

Ler 901 vezes
Entre para postar comentários
Top