×

Mensagem

fsockopen(): unable to connect to ssl://query.yahooapis.com:443 (php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: No address associated with hostname)
Alerto: seus filhos não escaparão das drogas!
O Juiz da Vara Criminal e Anexos da Comarca de Capanema, Marcio Geron.

Por Marcio Geron - Juiz da Vara Criminal e Anexos da Comarca de Capanema.

Infelizmente. A minha sentença é baseada em fatos concretos. Por isso reafirmo: seus filhos e seus netos não escaparão das drogas. Por uma simples razão: nós, sociedade brasileira, construímos um ambiente comunitário, familiar e cultural, que propiciam e estimulam o reinado das drogas na vida das nossas crianças.

 

 

Os alicerces para o domínio das drogas são dois: primeiro, a droga mais consumida no país, a bebida alcoólica, encontra total liberdade no território nacional; e, segundo, a maconha é utilizada para relativizar os perigos das drogas.

 

Na verdade, a pedra angular para domínio das drogas é a liberalidade concedida à bebida alcoólica. Assim, perto do hospital que seu filho nasceu, certamente, havia bebida alcoólica. 

 

Pior, muito pior, é que na escola ou na universidade que seu filho frequentará existirá um cerco da bebida alcoólica. Ou seja, as escolas e as universidades são ilhas cercadas por pontos de venda da referida droga.

 

Por óbvio, nenhuma nação atingirá patamar de desenvolvimento de relevo comprometendo o seu maior patrimônio: os cérebros.  É triste dizer que, no Brasil, com ajuda das autoridades e dos pais, nós jogamos substância psicoativa nociva (bebida alcoólica) no sistema nervoso central das nossas crianças e adolescentes sem nenhum constrangimento. 

 

Em relação aos pais, pergunto: como são as festas de batizado, como são as festas de aniversário, como são as festas de formaturas e as festas de final de ano? Aliás, vou ser direto: há presença de bebida alcoólica dentro de sua casa? Há reflexão no seio familiar a respeito das desgraças causadas pela bebida alcoólica? É hora de pensar.

 

Também, é inusitado perceber como marcha a sociedade em relação à maconha. É o caminho da insensatez e do desprezo a realidade. A verdade que liberta é a seguinte: a maconha é droga lesiva ao sistema nervoso central (perturba toda a atividade mental).

 

Diga-se de passagem, dois efeitos dos seus efeitos já bastariam para espantar o cortejo da maconha, a “sua ligação com a esquizofrenia e com a depressão”. Porém, muitos gostam de teorizar com a saúde e a vida alheia. 

 

Há solução para o grave problema? Certamente.  Deveríamos destruir os dois alicerces mencionados. Como? Com uma política restritiva a bebida alcoólica; com uma política de repressão organizada às drogas (ilícitas); e, com uma política permanente de prevenção de drogas. Sem esquecer de tratamento eficiente aos usuários e dependentes. 

 

Tudo, em suma, o que não fazemos. Por isso, o seu filho e seu neto terão contato com as drogas! Infelizmente. 

 

Pontos de venda: há mais pontos de venda de bebida alcoólica no Brasil que escolas. Horário: não há limites para venda e consumo. Controle: não há regras de fiscalização para disciplinar quem pode comprar (só lei não funciona). Propaganda: as restrições são tímidas.

Resultado: nossos jovens estão começando a beber com 13,4 anos de idade (SENAD 2007), as nossas meninas já bebem a mesma quantidade de cerveja que os meninos (SENAD 2007) e nos últimos trinta dias 60,5% dos nossos universitários tiveram contato com a bebida alcoólica (SENAD 2010).

 

Prevenção de drogas na Comarca de Capanema

1. Lei Municipal 1441/2013, de 21/05/13, que cria a semana antidrogas e incorpora a campanha “Drogas, Não! Quero você feliz. Admita: o álcool é droga”.

O Município de Capanema incorporou a campanha permanente de prevenção de drogas, que é desenvolvida pelo Poder Judiciário da Comarca desde o fim da década de 90, com o tema “Drogas, não! Quero você feliz. Admita: o álcool é droga.”. 

Assim, o Poder Executivo e Poder Legislativo compreenderam que é fundamental trabalhar na prevenção das drogas.  A lei é aberta no sentido de convocar todos os segmentos da sociedade para trabalhar o tema e dedica especial atenção às drogas lícitas (bebida alcoólica e tabaco).

2. Recomendação da Comarca de Capanema e acolhida pelo Estado do Paraná.

A recomendação da Comarca, que proíbe a presença de bebida alcoólica nas formaturas de crianças e adolescente, foi estendida para todo o Paraná.

3. Evento no dia 21 e 26/06 tratarão as drogas na família. 

Os grupos Amor-Exigente (AE), Alcoólicos Anônimos (AA), junto com Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, realizaram dois eventos com centenas de pessoas para tratar do universo das drogas.

21/06 – mais de trezentos pais estarão reunidos para entender o problema das drogas no mundo moderno. Participarão do encontro os grupos AE, AA, Dr. Marcio Geron e Dra. Maria de Fátima R. Padin (especialista em dependência química pela Unifesp). 

26/06 – a prefeita Lindamir Denardim reunirá todos os funcionários públicos para trabalhar a questão das drogas. A palestra estará a cargo do Dr. Marcio Geron e a participação do AA e AE.  

Ler 1209 vezes
Entre para postar comentários
Top