JNT entrevista Ademar Traiano

O deputado estadual e líder do governo na Alep recebeu a Comenda 1° de Maio

 

 

Redação JNT, com informações da Acefb

 

Na manhã de 31/01, as salas de aulas do curso de Medicina da Unioeste – Campus Francisco Beltrão, sediaram a solenidade de entrega da Comenda 1° de Maio ao deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano. O evento contou com a presença de secretários estaduais e municipais, vereadores e diretores de departamentos. 

A Comenda 1º de Maio tem por objetivo homenagear empresários e políticos que colaboraram com o desenvolvimento econômico e social de Francisco Beltrão e região Sudoeste. A entrega da Comenda ao deputado foi feita pelo presidente da Acefb, Antônio Pedron. “A entidade (Acefb) tem a obrigação de reconhecer o grande trabalho que Ademar Traiano tem feito pela região e por Francisco Beltrão. Na esfera governamental do Estado, não sei se nós tivemos no passado uma história dessa magnitude”, disse Pedron.

O presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), Antônio Pedron, falou sobre a importância da Comenda e do papel da Acefb junto ao desenvolvimento da região – ressaltando que a conquista do curso de Medicina também foi uma luta da Associação. O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) em 2009, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) em 2011, e o empresário beltronense Aryzone Mendes de Araújo, em 2012 já foram agraciados com essa homenagem. “Mais uma vez a Acefb mostra que é suprapartidária e por isso é reconhecida perante a sociedade sudoestina”.

Ademar Traino, em seu discurso, falou sobre os quase 30 anos de vida pública, entre vereador, prefeito e deputado estadual, perfazendo oito mandatos consecutivos. “Eu tenho noção do quanto é válida uma homenagem como esta, porque, como homem público, convivo diariamente com a ingratidão. Você não consegue satisfazer na plenitude os interesses e os desejos da população. Lamentavelmente, fruto de todo um contexto político no país, não se consegue fazer com que esses sonhos possam se tornar realidade. É por isso que fico extremamente feliz em saber que, aqui em Francisco Beltrão, estou sendo reconhecido”, disse o deputado. 

 

R$ 250 mil para a Expobel

Durante sua fala, Traiano revelou os recursos que serão disponibilizados pelo governo estadual para a 26ª Expobel, que acontece de 7 a 16 de março deste ano. “Conseguimos 70 mil reais junto à Sanepar, 50 mil com a secretaria estadual de Agricultura, 30 mil junto ao BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e mais 100 mil com a secretaria estadual de Cultura.”

 

Unioeste

Antônio Pedron destacou o fato de que o projeto estrutural e projeto da parte elétrica foram feitos de forma voluntária e gratuita para colaborar com a Unioeste, fato que demonstrou o interesse e a participação da comunidade na obra. Pedron destacou também a doação do terreno por parte da administração municipal.

O reitor da Unioeste de Cascavel, Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, falou sobre as obras das salas de aula do novo curso de Medicina e a contratação dos professores, os quais serão em empossados no dia 07/02 em Cascavel para atuarem em Francisco Beltrão. “Em nenhum momento as demandas da universidade deixaram de ser atendidas pelo governo estadual, e a presença de Traiano em Curitiba nos facilitou muito. E não é só para Beltrão, o deputado tem sido em canal de comunicação com o governo para toda a Unioeste”, declarou o reitor.

Cascá informou que os equipamentos para o funcionamento do curso de Medicina já estão comprados. “Todos os equipamentos custaram R$1,6 milhão.” Vale dizer que, no momento, as aulas acontecem na Unioeste do Bairro Vila Nova.

 

Novos cursos em Beltrão

O reitor da Unioeste anunciou a intenção de inaugurar no Campus Francisco Beltrão, ainda em 2014, os cursos de Nutrição, Serviço Social e Sociologia, e, posteriormente, a abertura dos cursos de Ciências da Computação e Letras.

Gervásio Kramer, secretário de Assuntos Estratégicos da prefeitura beltronense, representou o prefeito em exercício Eduardo Scirea (PT). Em seu discurso, Kramer falou sobre a transição da extinta Facibel, precursora de todo o ensino superior no Sudoeste, para a Unioeste. “À época, o então governador Jaime Lerner e o deputado Ademar Traiano nos disponibilizaram dois caminhos: ou criarmos uma fundação regional ou nos vincularmos a uma universidade estadual já existente no Paraná, as quais seriam Unioeste ou Unicentro. Evidentemente, devidos às nossas tradições, muito vinculadas à região Oeste, optamos pela Unioeste. E hoje temos a certeza de que a decisão foi a mais acertada”, disse Kramer. 

A seguir, a entrevista concedida por Ademar Traiano a Sérgio Jonikaites, diretor do Jornal Novo Tempo.

JNT – O senhor está sendo homenageado pela ACEFB com a Comenda 1º de Maio. O que isso representa para o senhor e ao seu trabalho como deputado e político?

Traiano – Esse reconhecimento traz pra mim uma responsabilidade muito maior para com a população de Francisco Beltrão e região. Estou lisonjeado e sei da importância que esta homenagem tem no contexto econômico, cultural e social de Francisco Beltrão. A Acefb tem uma marca muito forte e uma tradição histórica e, ao mesmo tempo em que ela presta uma homenagem, com certeza, o peso da homenagem é muito grande. Estou aqui na presença de muitos amigos e com alegria em saber que recebo esta honraria, o que me deixa ainda mais comprometido com tudo aquilo que for de interesse político, administrativo e, principalmente, para o crescimento de Francisco Beltrão.

JNT – A sua presença e a do governo do estado do Paraná é constante na região. Muitas vezes este apreço e dedicação do governador Beto Richa foi duvidado, pois aqui ele não obteve o sucesso de votos e não venceu a eleição em nenhum dos municípios sudoestinos. É uma resposta de que o governador trabalha para os todos os paranaenses?

Traiano – É um novo jeito de governar, é o novo Paraná. É um governador respeitoso, que ignora o resultado político, que demonstra para a região que é possível governar sem ranço, sem toda mágoa que às vezes o político carrega por causa de um resultado eleitoral. Lógico que a nossa presença, como líder do governo na Assembleia Legislativa, uma relação estreita e pessoal com o governador influencia em todas as decisões que ocorrem a favor do Sudoeste do Paraná. Tenho procurado pautar e focar minha trajetória política para os interesses da região e procuro me valer da força que tenho para canalizar recursos para a região. O curso de Medicina, por exemplo, foi uma decisão política do governador, numa conversa pessoal que tive com o Richa, onde ele me fez uma solicitação à época, e eu disse a ele que não teria nenhuma objeção ao pedido dele, mas que gostaria de contar com o apoio para a efetivação do curso de Medicina, e ele de imediato autorizou o pedido, e o Sudoeste conta hoje com o curso e já pensa numa estrutura para os demais cursos ligados à área de saúde.

JNT – A Unioeste está solicitando mais cursos, principalmente na área de saúde. O que se pode garantir para a região?

Traiano – Com a instalação do curso de medicina, no qual já estamos recebendo a segunda turma, fez com que criássemos uma estrutura maior aqui no campus de Francisco Beltrão. Juntamente com a reitoria da Unioeste estamos trabalhando para que aqui sejam instalados outros cursos da área de saúde. Assim, teremos em Francisco Beltrão uma central de formação de profissionais de saúde. É um conjunto de medidas que estão sendo trabalhados e que representam um custo financeiro, por isso estamos tendo o cuidado de planejar e vamos anunciar no tempo certo.

JNT – O governo anunciou muitas obras para região. Sabemos da dificuldade econômica do Brasil, mas o Paraná superou a média nacional de desenvolvimento. As obras não estão saindo do papel. Para quando acontecerá a efetivação do que foi prometido?

Traiano – Nós temos um monte de medidas tomadas até o final de 2013. Os prefeitos juntaram os projetos e todo o planejamento já foi dimensionado. Todos os prefeitos já assinaram os Termos de Convênios, e em função do período eleitoral, o Estado se precaveu e os municípios apresentaram os projetos. Agora, serão dadas as Ordens de Serviços para a licitação e início delas, pois a legislação determina que temos que fazer o convênio e pagar pelo menos a primeira fatura até junho deste ano. Neste ano, graças à eficiência dos prefeitos e suas equipes de planejamento que adiantaram os projetos, teremos transformado o Paraná num canteiro de obras. Os prefeitos já estão satisfeitíssimos só com o que assinaram de convênios com o governo do estado. Agora, vamos para a execução.

JNT – A segurança está preocupando as lideranças da região, que procuraram o senhor e governo para uma solução. O que se pode anunciar nesta área?

Traiano – Nós temos 160 novos Policiais Militares que terão formatura no mês de maio. Todos eles ficarão disponibilizados para a região Sudoeste do Paraná. Oitenta estão na escola de Francisco Beltrão e outros 80 na escola de Pato Branco, mas a microrregião de Francisco Beltrão, por ser maior, terá com certeza um atendimento e tratamento diferenciado. Já conversei com o Comandante da Polícia Militar do Paraná, o Coronel Vinicius Cezár Kogut, expliquei a ele que hoje a estrutura de Pato Branco, mesmo com um número menor de municípios, tem uma estrutura maior do que a de Beltrão. Temos que rever estes números e oferecer à região um número maior de policias militares, além do que vamos instalar a Companhia de Fronteira, em Santo Antônio do Sudoeste, que também terá um número aproximado de 80 policiais, que se somando aos que já estão na escola de formação, darão sustentabilidade necessária nesta área.

JNT – Qual será o seu futuro político em 2014?

Traiano – Sou candidato à reeleição e tenho projeto de presidir a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em 2015. Este é o meu projeto político  e vou buscar com firmeza.

JNT – Quanto ao governador Beto, é candidato a reeleição também?

Traiano – Tenho segurança absoluta quanto à reeleição do governador Beto Richa, pois todos os números de pesquisa nos dizem que a possibilidade é real, e também pelo fato do Paraná ter reconquistado a credibilidade e retomado o crescimento, superando todos os indicadores em relação ao Brasil. Aqui a indústria cresceu, o emprego, a agricultura, os indicadores de saúde, de educação, enfim, o Paraná está na frente em relação ao Brasil nos indicadores sociais e econômicos.

 

Ler 947 vezes

Itens relacionados (por marcador)

  • Equipe de saúde realiza trabalho interdisciplinar no Colégio Estadual Guilherme de Almeida

    A equipe de saúde do Posto de Saúde Santo Antônio de Santa Izabel do Oeste, realizou uma palestra para os alunos do 1° ano, do período da manhã e da noite, do Colégio Estadual Guilherme de Almeida.

  • Ginástica conquista medalhas em competição estadual

    A equipe da ginástica artística feminina de Francisco Beltrão participou no último final de semana da Copa Estreantes, realizada em Telêmaco Borba, com organização da Federação Paranaense de Ginástica. Além de Francisco Beltrão, participaram atletas de clubes de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Toledo e da cidade anfitriã.

  • Atelier Julieta Schiavo lançou a coleção Jardim Secreto

    No lançamento do Plano de Emagrecimento 90 da Clínica Plenna, o público presente acompanhou um belíssimo desfile que envolveu várias empresas e profissionais numa parceria de muita inovação.

  • INTESTINO: O NOSSO SEGUNDO CÉREBRO

    O intestino é considerado o nosso segundo cérebro, porque ele tem quantidades de neurônios, próximo ou idêntico a quantidade de neurônios presentes na medula espinhal, por ele possuir este sistema nervoso bastante complexo, consegue se comunicar com nosso cérebro, por isso tudo que entra pela nossa boca vai interferir diretamente no nosso sistema nervoso.

  • Governador Beto Richa participa de abertura do 25º Congresso da ADJORI-PR

    O Governador Beto Richa, o Secretário de Estado da Comunicação Social, Deonilson Roldo, os deputados estaduais Ratinho Júnior, Guto Silva e Delegado Recalcatti, o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, vereador Sérgio Cavagni e o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti e o secretário de Esportes da Prefeitura de Curitiba,Marcello Richa prestigiaram o evento.

Entre para postar comentários
Top