Você acha meios ou encontra desculpas?

Por Marcio Geron – Juiz de Direito – Comarca de Capanema

 

Caro estudante, 

Feliz 2014!

 

Quero partilhar com vocês o seguinte pensamento: “... no final das contas, nós podemos ter os professores mais dedicados, os pais mais atenciosos, as melhores escolas no mundo, e nada disso vai ter importância, a não ser que cada de um de vocês cumpram as suas responsabilidades.

A não se que vocês compareçam a essas escolas, prestem atenção a esses professores, ouçam seus pais, avós e adultos e tenham o empenho necessário para obter sucesso”. (Barack Obama)

Também quero partilhar a seguinte informação: “Os estudantes brasileiros ocupam os últimos lugares nos rankings de leitura, matemática e ciências em uma lista de 65 países e territórios”. (Site Terra, Daniel Mello).

Agora quero fazer a seguinte indagação: Por que você perde para estudantes asiáticos, europeus e americanos?

Uma certeza eu tenho: você é inteligente! Portanto, o problema não é genético ou biológico. 

Também não vamos discutir eventuais problemas dos governos, dos professores e dos pais. Penso que o momento não é o de transferir responsabilidades. Aliás, esse é um “esporte nacional”, ou seja, “a culpa sempre é dos outros”. 

O que está em jogo é muito sério para deixar para terceiros (governos, políticos, professores e pais). O que está em jogo é o SEU FUTURO e o futuro do NOSSO PAÍS. 

 

Por isso pergunto, com toda humildade, não está faltando para você:

I)Disciplina (procedimento correto no ato de estudar)? Ou seja, você presta atenção na sala de aula, você é participativo e faz apontamentos da matéria ensinada? A sua conversa ou dos demais alunos é o caminho para o fracasso de todos (uma sala dispersa não aprende). Professor precisa de silêncio para transmitir conhecimento. Aluno precisa de silêncio para absorver o ensinado.

II)Dedicação (empregar esforço e sacrifício no ato de estudar)? Ou seja, você estuda todos os dias em casa (para aprender com eficiência somente com estudo diário)? Sem dever de casa é impossível aprender! Sem leitura é impossível evoluir! Quantas horas você estuda em casa? Uma constatação: os asiáticos, novas potências no mundo globalizado, começam a estudar às 8h e terminam às 17h (em regra). Porém, em casa estudam mais três horas antes de dormir. Será que você não precisa estudar, no mínimo, quatro horas em casa?

III)Respeito e gratidão? Nenhum empreendimento, incluindo a educação, tem sucesso com a falta de respeito e de gratidão. Como é a sua sala de aula? O professor pode dar aula com tranquilidade? O professor é tratado com respeito? Talvez o nosso fracasso comece dentro de casa. Você valoriza o esforço de seu pai e de sua mãe? Você honra seu pai e sua mãe?

 

Espero que você encontre as respostas para o nosso fraco desempenho escolar. Por óbvio, o que está em jogo não é somente a citada classificação de estudantes, mas o que ela representa para o futuro da nossa nação. 

Repito, por fim, minha confiança na sua inteligência e na sua capacidade. Deus tem um grande propósito para a sua vida e para a vida do nosso País. Contudo, cuidado com a mediocridade ou a passividade. Elas matam! Ensina um ditado árabe: “Que quer fazer alguma coisa encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa”.

Que Deus o abençoe, aos seus professores e à sua família!

Obrigado.

 

Ler 2530 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top