Moradias em todos os  municípios do Paraná

Ao percorrer, nos três primeiros anos de nosso governo, todo o Estado do Paraná, indo a cada um de nossos 399 municípios,eu cumpri não simplesmente um objetivo de visitar e conversar com os paranaenses, mas, além desta demonstração de respeito, consolidei também o compromisso de listar suas demandas e de estabelecer maneiras de atendê-las, viabilizando programas, convênios, disponibilizando recursos para o atendimento nos vários setores – segurança, saúde, educação, habitação, em todos, enfim. O setor habitacional era um dos mais carentes.

 

No último dia 12, ao assinar convênio com o município de Balsa Nova para a construção de vinte moradias para famílias de pequenos agricultores, estabelecemos mais um fato significativo em nosso governo: projetos habitacionais para os 399 municípios do Estado, em parceria com as prefeituras e o governo federal, no maior programa neste setor em 47 anos de história da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Até 2010, em 46 anos de história, a Cohapar havia construído 186 mil casas; em três anos estamos atendendo 96 mil famílias, com investimentos de R$ 4,5 bilhões. Até o final de 2014, passaremos nossa meta estabelecida de atender 110 mil famílias. Como fazemos em educação, saúde, infraestrutura, segurança, agricultura etc., a presença da administração estadual em todos os municípios paranaenses não é teórica. É concreta.

Em habitação se dá o mesmo. Em Guaraqueçaba, no nosso litoral, por exemplo, nunca houve um só projeto no setor habitacional. Agora, estão sendo construídas 50 moradias no município. Floraí, município no Norte do Estado com 5 mil habitantes, há 21 anos não era atendido. Assim como Pinhalão, no Norte Pioneiro, com pouco mais de 6 mil habitantes, não tinha um projeto habitacional há 20 anos. Há outros exemplos de municípios que há muito tempo não tinham atendimento no setor habitacional, como os casos de Mandirituba (18 anos), Ivatuba (17 anos), Mato Rico (16 anos), Boa Vista da Aparecida (15 anos) e em Ventania (13 anos). Balsa Nova, cujo projeto assinamos no dia 12, há 15 anos não recebia atendimento neste setor.

Pontal do Paraná conheceu o seu primeiro projeto nesta gestão, começando com a titulação de propriedade e regularização fundiária. Neste município, 190 famílias estão sendo atendidas, além de termos um projeto de construção de 25 casas na área rural e de 244 na área urbana. O primeiro lote de titulação de propriedades em todo o Paraná superou a meta estipulada, de entregar 8 mil títulos em quatro anos. Perto de 10 mil famílias já foram atendidas. Por sua vez, o programa de Regularização Fundiária está próximo de alcançar a meta de atender 16 mil famílias em quatro anos. De 2011 a 2013, atendemos 12 mil famílias.

Os programas da Cohapar atendem tanto os paranaenses que vivem nas cidades como aqueles que moram no campo. Nossa meta era beneficiar 10 mil famílias até o final deste ano por meio do programa “Minha Casa Rural”. Superamos este número com um ano de antecedência, com a contratação de mais de 11 mil casas, em programa que beneficia famílias com renda de até R$ 15 mil por ano. Sabemos que a casa é um elemento essencial para que as famílias de pequenos agricultores permaneçam no campo, o que é importante não só do ponto de vista humano, mas também econômico, pois nosso Estado depende significativamente da agropecuária. O programa é uma parceria entre governo do Estado, envolvendo a Cohapar, Secretaria da Agricultura e Abastecimento e a Emater, além de a CAIXA, o Banco do Brasil e os municípios.

O diálogo é uma característica essencial de toda a nossa administração e especialmente para o desenvolvimento no setor de habitação. As obras urbanas deste setor, dentro do programa “Minha Casa Minha Vida”, também são viabilizadas pela parceria entre Estado, com o envolvimento da Cohapar, Sanepar e da Copel, o governo federal e as prefeituras. Por isto, estamos alcançando números superlativos e recordes que marcam a história da habitação em nosso Estado e cumprindo o objetivo de proporcionar aos paranaenses a possibilidade da moradia, com mais conforto, mais segurança e mais dignidade para as pessoas.

 

Beto Richa  é governador do Paraná

Ler 2529 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top