Estudo de viabilidade técnica do aeroporto de Beltrão estará pronto em março
Assessoria

Da assessoria

 

Até dia oito de março a Prefeitura de Beltrão deve receber o estudo de viabilidade técnica do Aeroproto Paulo Abdala, juntamente com o anteprojeto e os cenários que definirão o modelo de aeroporto.

A informação foi confirmada nesta semana pelo coordenador de Convênios da Secretaria de Aviação Civil (Sac), Moises Rubbioli, durante encontro com o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, em Brasília.

 Segundo a Sac, após a conclusão do estudo, quatro cenários serão apresentados para a modernização do aeroporto, contendo diferentes possibilidades sobre horários, rotas e aeronaves. “O aeroporto Paulo Abdala é um dos que está em melhores condições de adaptação ao Plano no Paraná”, afirmou Rubbioli.

 As obras de melhoria e modernização do aeroporto fazem parte do Programa de Aviação Regional, do governo federal através do Banco do Brasil, e visam estabelecer um padrão ao local para que abrigue linhas aéreas regulares com outros municípios. Várias visitas técnicas foram feitas ao local desde o ano passado, a última delas em janeiro, quando técnicos analisaram a capacidade de expansão do aeroporto.

 Para Scirea, a consolidação do aeroporto regional em Beltrão deve facilitar o deslocamento das pessoas por uma modal de transporte ainda pouco utilizado na região. “Estamos vendo que o processo está andando normalmente e que Beltrão está próximo de ter seu aeroporto regional, com linhas aéreas acessíveis”, diz.

 O assessor de Assuntos Comunitários, Irineu Flach, e o deputado federal Zeca Dirceu também acompanharam o encontro na Sac. Segundo Zeca, a transformação do aeroporto em regional “será um importante passo para o crescimento do município e mobilidade entre cidades”.

 No Paraná, outros 14 aeroportos estão contemplados no Plano de Aviação Regional, incluindo o de Pato Branco, que somente nesta semana conseguiu a licença ambiental, documento que Beltrão já possui.  Além disso, o aeroporto Paulo Abdala é o único da região com outorga da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil.

Ler 1927 vezes

Itens relacionados (por marcador)

  • Projeto do JNT incentiva leitura de pais e alunos

     Assessoria

    O Jornal Novo Tempo, fundado e com sede administrativa em Santa Izabel do Oeste, filial em Frncisco Beltrão e com distribuição em diversos municípios da região, lançou com apoio das Escolas da Rede Municipal, um projeto inovador de incentivo a leitura de alunos e seus familiares.

  • Saúde realizará testes de hepatites

    Neste sábado, dia 27 de julho, no Calçadão de Francisco Beltrão, será realizada uma campanha na área de saúde. Serão oferecidos gratuitamente testes para detecção das hepatites B e C, Sífilis e HIV.

  • Cléber confirma instalação do CRAS no Bairro São Miguel

    Na sexta-feira, 12, o prefeito Cleber Fontana participou de reunião no bairro São Miguel com as famílias beneficiários do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

  • Corrida do Soldado vai reunir 700 atletas

    A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Esportes, será mais uma vez parceira do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado na realização da tradicional Corrida do Soldado, que neste ano acontece no dia 18 de agosto, um domingo.

  • Confraria prepara encontro de carros antigos

    No mês de outubro, dias 4, 5 e 6, no Centro de Eventos do Parque de Exposições de Francisco Beltrão, será realizado o 8º Encontro de Colecionadores de Carros Antigos, com promoção da Confraria de Antigos.

Entre para postar comentários
Top