Agricultura Familiar, PAA e município: uma parceria em prol da alimentação escolar

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) via Secretaria do Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), de Francisco Beltrão, incentiva a inclusão dos produtos da agricultura familiar no cardápio da alimentação escolar das escolas públicas, os produtores oferecem alimentos frescos e de qualidade e o programa favorece ainda, a geração de renda para os produtores do município.

 

A adesão ao programa foi realizada pelo Município de Santa Izabel do Oeste pela administração municipal, no ano de 2013, e desde então são os mesmos produtores que participam do programa, com entrega exclusiva para o PAA.  No município, o recebimento e entrega é realizada através da Secretaria Municipal da Educação sob a supervisão da nutricionista responsável Carla C. Pizatto, pela coordenadora da merenda escolar Ivone Possolli e pelos membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar). 

Os produtos são distribuídos para as escolas de toda a rede municipal, centros de educação infantil, Casa do Pequeno Aprendiz e outras entidades municipais.  Os pedidos dos produtos são feitos conforme a necessidade e o número de alunos, bem como a oferta que os produtores disponibilizam no momento.

Vantagens para o Município: Beneficia a agricultura familiar; dinamiza a economia local; maior sustentabilidade via circuitos curtos de comercialização; valoriza os produtos regionais. O PAA é uma importante ferramenta na garantia de segurança alimentar e nutricional, pois disponibiliza alimentos que complementam ainda mais o cardápio oferecido aos escolares.

 

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