Novos equipamentos para a construção civil
Divulgação

Eng. Civil Russiely Pizatto/Assefi

 

Durante a EletroMetalCon – Feira que aconteceu em Londrina – PR, neste mês de maio, foi apresentado uma novidade como andaime para Construção Civil.

Um equipamento que simula uma “perna de pau” e que foi criado primeiramente pela NASA, para simular a gravidade zero.  Ele substituiu os andaimes em serviços internos ao adotar pernas mecânicas, que possibilitam alcançar alturas elevadas. Dentre as vantagens, estão a flexibilidade e a facilidade de carregar. “A dificuldade de montar andaimes em apartamentos para executar instalações hidráulicas e pintura levou à ideia de utilizar esse equipamento”. 

Elas têm suporte a uma altura de 60 cm, onde o pé é fixado. Mais acima, amarram-se à perna do trabalhador para dar segurança e conforto. Os trabalhadores foram treinados para ganhar equilíbrio. Além disso, o ambiente deve estar limpo, organizado e sem obstruções. Nos testes de sua utilização houve apreensão ao uso, no início, mas com treinamento e, principalmente, com os ganhos obtidos, a aceitação foi positiva e os trabalhadores acostumaram-se.

O fabricante desse equipamento recomenda:

* Sob nenhuma circunstância as pernas mecânicas devem ser usadas sob a influência de drogas ou medicamentos que possam interferir em seu juízo, afetar seu equilíbrio ou causar sonolência.

* Use as pernas mecânicas somente em superfícies limpas e secas, sem resíduos e obstáculos. 

* Nunca use as pernas mecânicas em andaimes nem em madeira compensada colocada sobre qualquer tipo de abertura.

* Quando estiver aprendendo a andar com as pernas mecânicas, sempre peça a um colega de trabalho que lhe observe. É importante que comece lentamente e com passos muito curtos levantando seus pés totalmente ao andar. Para caminhar em direção contrária, sempre trate de dar “giro em U”. Evite caminhar para trás com as pernas mecânicas. Quando você ganhar confiança no uso das pernas mecânicas pode começar a dar passos mais longos. 

 

Ler 1434 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top