Prezado leitor! (Trabalho em Equipe)
Vanderlei Silva Divulgação

Estou iniciando minha participação neste veículo de comunicação e estarei com você todas as semanas, mais precisamente, nos domingos.

 

 

Quero poder fazer parte da sua história, do seu dia a dia e contribuir para que você seja melhor do que já é por meio das minhas palavras.

Sou Vanderlei Silva, atuo como palestrante, ator e coach além de ser também policial em Santa Catarina. Diversas outras atividades fazem parte do meu cotidiano. Aos poucos, iremos nos conhecendo e compartilhando o conhecimento, pois, conhecimento guardado não tem valor algum. Aprendi isto desde minha infância, quando ouvia as estórias das pessoas mais velhas, entre elas, meus avôs e avós. Com eles, percebi que se você souber muito e não difundir isso com as demais pessoas, você, infelizmente, não sabe nada.

Gosto muito de falar sobre a nossa vida, as nossas atitudes, como fazer para viver melhor, o que precisamos entender das coisas que acontecem todos os dias que poderão nos levar a sermos pessoas vitoriosas, o que se pode ser para depois ter. Enfim, temos muito a contribuir e quero que você participe ativamente desta coluna, pois afinal de contas, sem leitor, confesso que ficarei entristecido, pois é para você que eu escrevo.

De início, quero parabenizar a equipe do Jornal Novo Tempo pela iniciativa em oportunizar o espaço para realizarmos esta atividade escrita.

Vamos lá então, está na hora de apresentarmos o primeiro assunto dentre os muitos que virão adiante.

Quero falar hoje com você sobre trabalho e sobre equipe.

 

 

O que é Trabalho em Equipe?

Você que trabalha em alguma empresa, participa de algum grupo social, na sua comunidade, em igrejas ou associações, certamente, deve ter ouvido falar em Trabalho em Equipe, certo?

Fala-se muito sobre isso...

Exatamente! Fala-se muito, mas pouco disso ocorre na prática.

O que você entende por TRABALHO?

O que você entende por EQUIPE?

Pois bem, quero promover aqui uma reflexão sobre este tema e quero que você abra sua mente para compreender o que vamos propor e claro, ao final, você terá suas conclusões, da sua forma, porque afinal, ninguém vai dizer o que você tem que pensar ou fazer, essa decisão é uma atitude apenas sua, embora possa ser influenciado.

Trabalhar é algo que todos nós humanos precisamos fazer. O trabalho é algo gratificando, algo que nos dá dignidade, pois prova que temos capacidade para fazer certas coisas, de acordo com aquilo que escolhemos trabalhar. Cada ser humano se identifica com alguma área para trabalhar, cada um de nós possui dons e talentos diferentes o que é muito bom, pois assim, temos pessoas com potenciais diferenciados, cada qual no seu espaço, já pensou se fossem todos com o mesmo dom e o mesmo talento? Certamente, iria faltar alguma área importante de trabalho na sociedade. Imagine se todos soubessem apenas trabalhar com construção...quem faria os demais trabalhos? Então, Deus nos deu essa capacidade de sermos diferentes no igual, pois vivemos todos no mesmo ambiente, embora em cidades distantes umas das outras, mas dentro de um mesmo planeta.

Quando você trabalha deves perceber que não faz tudo sozinho, pois existe, de acordo com o seu trabalho, uma corrente, uma ordem, uma sequencia onde outras pessoas são envolvidas para que o resultado final aconteça. Certo? Ninguém consegue fazer tudo sozinho, há necessidade de trabalharmos juntos, ou seja, em EQUIPE. Até mesmo quando vamos fazer uma faxina em nossa casa, quando nos ajudamos, o resultado é mais rápido e melhor.

Então, por que muitas empresas enfrentam problemas quando o assunto é trabalho em equipe?

Em algum momento, alguma coisa não está dando certo.

Há que se saber que o ser humano é movido também pela motivação e pela satisfação de fazer aquilo que gosta. O ser humano gosta de ser reconhecido, gosta que as pessoas digam para ele que aquilo que estás fazendo está bonito, está bem feito, está legal. Você, sendo empresário deve estar se perguntando: “e quando o camarada não faz certo, como vou elogiar?”.

Você já se perguntou por que ele não está fazendo certo? Tentou buscar alternativas e entender o que está acontecendo? Afinal, o trabalho deve ser realizado em equipe, e quando falamos em equipe, não se dispensa as pessoas que trabalham na direção da empresa ou aquelas que fazem a parte burocrática conhecida, normalmente, como parte “administrativa”. É um conjunto, é como um motor, as peças (pessoas) devem estar todas no seu devido lugar (fazendo o que sabe) para que este motor seja ligado (trabalho conecto) e consiga andar (serviço com resultado final concretizado).

O que quero dizer é que precisamos compreender as pessoas como elas são. Todas vivem as suas vidas foram do trabalho, fora do grupo social, fora da associação. Estas pessoas tem o seu viver individual, seus sentimentos, suas angustias, suas necessidades, seus anseios e desejos. Estas pessoas precisam de dignidade mínima para andarem na sua função. Essas pessoas precisam aprender como as suas atitudes são importantes para o bom andamento de uma equipe em qualquer setor que seja. Não há como vivermos sozinhos, isolados, não há como dizer que sabemos fazer de forma individualista. Perceba que as pessoas ignorantes e individualistas, acabam sofrendo consequências futuras.

Vamos viver juntos. Vamos trabalhar em equipe.

Seja mais parceiro. Seja mais amigo. Seja mais flexível.

Os resultados são bons para todos e se são bons para todos, certamente, todos viverão melhor. Terão seus anseios, suas necessidades, suas angustias sanadas, ou, quase sanadas.

Trabalhar em equipe é acima de tudo, respeitar o outro, compreender, ter mais empatia, colocar-se a disposição. Acredite que tudo que você fizer de melhor seja pelo seu trabalho ou voluntariamente, você vai colher estes resultados adiante. Nunca faça pensando que vai ter retorno. Faça de coração as coisas pelos outros. A natureza não é falsa como os seres humanos. Ela lhe dará uma resposta positiva mais cedo ou mais tarde. Seja persistente, não desista por isso ou aquilo, não se deixe levar pelas influencias de pessoas más, de pessoas invejosas, que tentam destruir o seu caminho, tentam desmotivar a equipe falando mal dos outros ou mesmo do chefe. Preocupe-se com o conjunto e faça a sua parte.

Você conseguiu entender o que é trabalho? O que é equipe?

Certamente eu acredito que sim, pois quando se tem interesse e vontade de ler a gente aprende. Crie este hábito de ler sempre, todos os dias e você verá o quanto irá progredir em seus conhecimentos e avançar em seus propósitos, afinal, isso não ocupa espaço, apenas lhe dá possibilidades de crescer como pessoa, como profissional.

Se você depois deste artigo compreendeu um pouco mais sobre o seu papel para que o trabalho em equipe melhore, estou grato, e estou aqui sempre para poder lhe ajudar.

Não tenha preguiça de ler, quero ajudar você a superar as dificuldades da sua vida e juntos sei que vamos avançar, pois nos tornamos mais fortes.

Abraço e sucesso a você!

Deus lhe abençoe!

 

 

Vanderlei Silva

Palestrante, Ator e Coach

Contatos: (49) 91196498 (vivo)

(49) 99358523 (tim)

(49) 3652 – 0181 (escritório)

Site: www.vanderleisilva.com.br

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ler 1058 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top