Como Vender Mais e Melhor?
Vanderlei Silva Divulgação

Por Vanderlei Silva
Palestrante, Ator e Coach


Olá caros amigos leitores desta coluna.

Mais uma vez nos encontramos neste final de semana para refletirmos sobre temas importantes hoje estarei falando sobre vendas.

Antes de iniciarmos este papo, quero aproveitar este momento para lhe informar que entrou no ar meu novo site www.vanderleisilva.com.br o qual, quando acessar, estarei falando contigo por meio de um vídeo e lhe dando um brinde por estar nele.

Quero, a cada dia, criar uma empatia com você, quero fazer parte da sua história, do seu progresso e por falar em progresso, já afirmo de forma exclusiva, que você já está autorizado a prosperar.

Deus nos concedeu a vida e coloca as oportunidades todas a nossa presença. Não escolha ser um derrotado e sim um vencedor. Se existe algo que você tem que fazer de melhor neste tema sobre “vendas” é vender a melhor imagem sua, mostrar seus princípios verdadeiros, sua capacidade de fazer todos ao seu redor viverem melhores a cada dia, seu potencial em vender carinho, afetividade, alegria e motivação.

Então, agora que já fiz a minha introdução, vamos falar do tema.

Todo mundo fala em vender. As empresas mais do que nunca querem vender. Qualquer comerciante quer vender. Qualquer vendedor ambulante quer vender. Você, certamente, de uma forma ou outra, tem alguma coisa para vender, isto pode até mesmo ser a sua marca pessoal, a sua imagem, mas que tem, tem.

A pergunta que gera um pouco de curiosidade e talvez alguns já tenha a resposta pronta de acordo com o seu conceito, é por que todos querem vender?

Porque é da venda que vem o resultado financeiro para a manutenção das atividades de qualquer empreendimento, de qualquer negócio, de qualquer lar. E quem não gosta de um dinheirinho, né?

Você gosta? Dinheiro lhe faz bem? Caso não goste, há quem tem interesse e você poderá repassar para alguma conta. Você deve estar pensando que estou querendo que me envie dinheiro?

ACERTOU! Se respondeu que não, pois o dinheiro seu é seu, já chega tantos enganos que podemos visualizar nesta sociedade gananciosa. O meu dinheiro, eu trabalho para ter. Vamos seguindo então nosso raciocínio.

E você, o que tens vendido? Estás vendendo bem? Estás contente com os resultados?

Quais são as suas atitudes que você toma na hora da venda? Já parou para avaliar isso?

Como você tem identificado o seu produto ou serviço para vender mais?

Você tem feito alguma coisa de diferente, um algo a mais para tornar sua venda melhor?

Estas perguntas são necessárias para fazer você, caro leitor, pensar um pouco mais. Gosto de provocar o pensamento, pois muitas pessoas tem uma certa “preguiça” de pensar e isto acaba por gerar uma acomodação a qual não lhe trará benefício algum. Esta conversa nossa vem de encontro a sua necessidade, pois se você quer vender mais e melhor precisamos pensar a respeito disso. Não sou nenhum profissional formado em vendas, mas, como coach, como um fiel observador, tenho aprendido muito durante as minhas viagens a outros estados onde tenho realizado minhas palestras e workshops. E tudo isso estou trazendo para você, aos poucos, em nossa coluna, sei que vou estar ajudando a superar obstáculos e ser mais um que fara parte do TIME DOS VENCEDORES.

Quero te dizer que quando você conseguir “criar uma aproximação” com as pessoas, os quais podem ser seus possíveis clientes, estarás dando o primeiro passo e um dos mais importantes no processo de vendas. Escute-me: “Dificilmente você vai vender se a pessoa não gostar do seu jeito, da sua forma de falar e até mesmo, da sua maneira de vestir-se”. Muitos podem pensar que estas coisas de postura, voz e forma de vestir-se não tem muito a ver com o resultado final e o que vale é saber convencer, saber conversar bem, tem um bom papo. Claro que ter uma boa conversação também é fundamental neste caso, mas digo a você que se não conseguir uma boa impressão no primeiro contato que fizer com o cliente, você certamente, não vai vender, mesmo sendo bom de papo. Alguns clientes não compram pela “lábia” sua e sim pela sua postura. Tem muitas pessoas que são boas de conversa, mas não conversam nada que presta e isso fica evidente logo nas primeiras palavras. Para um bom ouvinte uma palavra basta. O cliente gosta que você entre no ambiente de diálogo dele e não no seu. Você tem que entender ele. Tenho a plena certeza de que esta atitude sua irá lhe aproximar dele, vai possibilitandoque consigas mais intimidade o que também vai criar a oportunidade de alcançar laços de amizade, sempre com todo respeito e colocando-se no lugar dele (empatia).

Posso afirmar que quando conseguir esta aproximação da qual acabei de falar, que vem lá do primeiro contato estabelecido com o seu cliente, você já deu conseguiu avançar um bom trecho de todo o caminho a percorrer e tão logo estarás concretizando a venda. Bom, então, agora que se aproximou do cliente, está tudo certo, é só vender e pronto. Então, te faço outra pergunta: “Achas que somente isto basta?”. Claro que não!

Agora, o segundo passo é você apresentar ao cliente o seu produto ou então, o serviço. Estes elementos, por sua vez, devem ser atraentes, pois o que ele visualizar e ouvir é o que vai causar um primeiro impacto o qual poderá serpositivo ou negativo sobre o produto/serviço. A forma como seu material está disposto, a qualidade e a finalidade dele sãocaracterísticas importantes e que o cliente sempre observa. Há ainda, alguns clientes que não dão bola para isso e sim apenas para o valor, tem gente que compra somente pelo preço, se for barato e ele gostar, tá adquirindo. Mas não vamos discutir sobre os tipos de clientes agora, nosso papo é sobre vender para eles.

Então, claro que após tudo isso o cliente ainda vai se deixar levar pelo orçamento, como acabei de comentar. Um bom orçamento, um bom preço, é aquele que contempla e beneficia os dois lados e não apenas um. É preciso saber dosar bem essa questão. O cliente tem que perceber a clareza em pagar pelo produto/serviço, ele tem que sentir que vale a pena, que o recurso do qual está disponibilizando para o investimento é, de fato, correto e, portanto, bem aplicado.

Como já vimos nestes dois passos apresentados, vender tem muito a ver com o tipo de atitude que você tem. Tenho certeza que foi a algum lugar, numa loja, num restaurante e se lhe atenderam com uma “cara feia” você não gostou. Pois bem, esta foi uma atitude do cidadão que lhe atendeu. Aqui está o terceiro passo: boas atitudes.

Seu sorriso, sua simpatia, sua maneira elegante de atender o cliente faz com que ele sinta-se bem. Dê importância para ele. Não interessa a forma como ele está vestido. Não interessa se falta 5 minutos pra fechar a loja. Não interessa se ele tem uma criança chorando junto dele. Não interessa se ele é aparentemente rico ou pobre. Para você, todos são iguais. Trate todo mundo igual nas diferenças que eles possuem. Este cliente, certamente, sempre irá retornar, vai comprar por muito e muito tempo neste lugar. Semeie coisas boas e a colheita fluirá mesmo depois quando você não estiver mais na empresa. Afinal, cada um tem um caminho a percorrer, mas enquanto estiver ali, seja o melhor, dê o melhor de você, principalmente, nas suas atitudes.

As pessoas gostam de ser bem tratadas, gostam de serem respeitadas, ou você quando vai comprar algo gosta daquele vendedor que fica mexendo no celular, seja nas redes sociais ou mandando mensagens? Daquele vendedor que atende o telefone e vai dar atenção a ligação e lhe deixa de lado? Aquele vendedor carrancudo, que só de olhar, já dá vontade de correr? Você gosta daquele vendedor falso, que da aquela olhadinha dos pés a cabeça tentando pontuar se você tem dinheiro ou não pela forma que se veste?

Então, o que quero afirmar acima de tudo é o fato de que é necessário entender a pessoa, o ser humano em primeiro lugar. Valorizar este cliente da forma como ele se apresenta a você. Tenha empatia, lembre-se de como você gostaria de ser atendido e atenda-o desta forma. Vender é uma arte de relacionamento entre pessoas. Vender é compreender o outro. Vender é fortalecer laços de amizade. Desta forma você vai vender muito mais e melhor, com qualidade, com carinho.

Abraço, muitas vendas e sucesso a você!

Deus lhe abençoe!

Vanderlei Silva
Palestrante, Ator e Coach
www.vanderleisilva.com.br
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Contatos: (49) 91196498 – VIVO (watts)
(49) 99358523 – TIM

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