Nas unidades de saúde, Agosto Azul foca prevenção ao câncer de próstata e tireóide

Da assessoria
Praticamente todas as unidades de saúde da cidade terão atendimento específico para os homens ao longo do mês. Um cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde prevê a realização de consultas e exames nos bairros de Francisco Beltrão durante a campanha Agosto Azul, que busca criar o hábito da saúde preventiva no público masculino.

 

Na sexta-feira (14), a campanha foi realizada na unidade de saúde do Crito Rei, que atendeu cerca de 30 homens. Alceu de Liz foi um dos que procuraram o serviço pela primeira vez para realizar consultas e exames, depois do incentivo da esposa. “Esse tipo de campanha é bom para que a gente comece a se preocupar mais em procurar atendimento antes de as doenças aparecerem; é sempre melhor prevenir”, explica o morador.

Durante a campanha, são realizados exames de hemograma, colesterol, triglicerídeos e glicemia. Um dos principais focos do Agosto Azul, no entanto, é a verificação de alterações na próstata e tireóide, doenças que registram elevados casos na região. Tudo é feito a partir do exame de sangue e em 15 dias os pacientes voltam à unidade de saúde para avaliar os resultados.

Segundo a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, os pacientes com alguma alteração nos exames serão encaminhados para os serviços especializados do município, como o Ambulatório Saúde do Homem, Centro Regional de Especialidades e o Núcleo de Apoio do Saúde da Família. “É uma campanha importante para que os homens passem a criar o hábito de realizar consultas periodicamente”, resume Rose.
No interior, a campanha Agosto Azul também acontece nas unidades de saúde de Nova Concórdia e Assentamento Missões. O objetivo da Secretaria de Saúde é realizar mais de 6 mil exames até o final do mês.

Cronograma de atendimentos
Dia 17 (segunda) – Industrial
Dia 18 (terça) – Padre Ulrico
Dia 19 (quarta) – Alvorada e Jardim Floresta
Dia 20 (quinta) – Industrial e Vila Nova
Dia 24 (segunda) – Pinheirão e Pinheirinho
Dia 25 (terça) – Padre Ulrico, São Miguel e Cango
Dia 26 (quarta) – Nova Concórdia e Alvorada
Dia 28 (sexta) – Luther King

Ler 829 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top