Mais de 190 agentes de saúde e temporários vão reforçar combate ao Aedes aegypti em Beltrão
Prefeito Cantelmo Neto coordenou encontro com agentes de saúde, que a partir desta segunda passam a reforçar as equipes de combate a focos de Aedes aegypti Leandro Czerniaski/Imprensa PMFB

Número é quase cinco vezes maior que a atual equipe e irá realizar novos mutirões pela cidade; apesar da queda no índice de infestação, Prefeitura recomenda atenção com possíveis focos de larvas

Da assessoria

Uma reunião na segunda-feira (25) apresentou dados sobre a presença do Aedes aegypti e traçou o plano de ação com reforço no combate a dengue, chikungunia e zika em Francisco Beltrão.

A partir desta semana, 195 agentes de saúde e profissionais contratados em regime temporário irão intensificar a busca por focos de larvas do mosquito com novos mutirões nos bairros e em comunidades do interior.

Atualmente, 43 agentes de combate a endemias trabalham no controle do mosquito Aedes e o reforço da equipe é uma recomendação do Ministério da Saúde para todo o estado. “Fatores como a falta de frio no inverno e o excesso de chuva e calor nos últimos meses têm contribuído para uma situação no Brasil, Paraná e especificamente em nossa região que é propícia à proliferação do mosquito e uma série de novas ações são recomendadas para evitar o avanço e, em nosso caso, manter o controle das doenças transmitidas pelo Aedes”, explica a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda.

Até o final de fevereiro, o reforço na equipe permitirá que os agentes e voluntários verifiquem residências, lotes e áreas propícias ao acúmulo de água parada em todas as residências da cidade, com foco nos bairros em que o índice de infestação e de casos suspeitos é maior. Em municípios com maior índice de infestação, o governo federal também determinou o reforço cm equipes das Forças Armadas e Defesa Civil para controlar o avanço das doenças.

Índice de infestação é de 3,3%

O índice de infestação do mosquito na cidade caiu em comparação com novembro, mas continua sendo considerado de médio risco. O percentual de residências com focos do Aedes caiu de 5,7% para 3,3% nos últimos 60 dias e a intenção da Secretaria de Saúde é reduzir para menos e 1% até abril, quando se registra o ápice da infestação.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, o combate ao Aedes está sendo feito de forma estratégica e neste ano recebe especial atenção em função da situação do país. “Há três anos Beltrão chegou a um estado de epidemia de dengue e por isso sempre será considerado um município suscetível a novamente ter uma epidemia, mas apesar dos agravantes deste ano, nós estamos com a situação controlada, intensificando as ações e vistorias e fazendo a nossa parte para que uma nova epidemia não aconteça”, afirmou Cantelmo Neto durante a reunião.

80 casos suspeitos
Neste ano Beltrão já notificou 80 casos suspeitos de dengue e sempre que há o registro de suspeita faz o chamado bloqueio, com aplicação de fumacê, visitas de agentes e busca ativa de prováveis casos.

Ler 715 vezes

Itens relacionados (por marcador)

  • 1º Beltrão Rolimã é coroado de sucesso

    O Beltrão Rolimã reuniu quase dez mil pessoas no prolongamento da avenida Julio Assis Cavalheiro no domingo, 20.

  • Projeto do JNT incentiva leitura de pais e alunos

     Assessoria

    O Jornal Novo Tempo, fundado e com sede administrativa em Santa Izabel do Oeste, filial em Frncisco Beltrão e com distribuição em diversos municípios da região, lançou com apoio das Escolas da Rede Municipal, um projeto inovador de incentivo a leitura de alunos e seus familiares.

  • Saúde realizará testes de hepatites

    Neste sábado, dia 27 de julho, no Calçadão de Francisco Beltrão, será realizada uma campanha na área de saúde. Serão oferecidos gratuitamente testes para detecção das hepatites B e C, Sífilis e HIV.

  • Cléber confirma instalação do CRAS no Bairro São Miguel

    Na sexta-feira, 12, o prefeito Cleber Fontana participou de reunião no bairro São Miguel com as famílias beneficiários do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

  • Corrida do Soldado vai reunir 700 atletas

    A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Esportes, será mais uma vez parceira do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado na realização da tradicional Corrida do Soldado, que neste ano acontece no dia 18 de agosto, um domingo.

Entre para postar comentários
Top