Técnicos da Prefeitura orientam e acompanham agricultores na produção de silagem

Da assessoria
Ao longo do mês de janeiro os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural estiveram focados na produção de silagem, composto oriundo do milho que é uma das principais fontes de alimento do gado leiteiro. A equipe acompanhou pessoalmente diversos produtores rurais e orientou sobe fatores que contribuem para a qualidade do nutriente.

 

Segundo o secretário da área, Nelcir Basso, a melhoria da qualidade da alimentação do gado tem sido um dos motivos que contribuíram para que Beltrão atingisse a marca de maior produtor de leite da região, com mais de R$ 70 milhões de litros por ano. “A melhoria da alimentação deu estabilidade na produtividade, eliminando as chamadas entre safras da produção, e sem dúvida, uma das melhores formas de estocar alimentação é a transformação do milho em silagem” diz o secretário.

Durante as visitas, os técnicos observam desde a qualidade do milho, manejo da lavoura e ponto de corte até a moagem e escolha de um silo apropriado, com boa vedação e compactação. Um hectare de terra com plantio de milho, por exemplo, pode render 70 toneladas de matéria verde, quantidade que alimenta uma média de dez animais em um ano.

Em Francisco, a Secretaria de Desenvolvimento Rural estima que 7 mil hectares de milho serão transformados em silagem neste ano, alcançando um estoque de alimentação de 490 mil toneladas.

Ler 841 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top