Técnicos da Prefeitura orientam e acompanham agricultores na produção de silagem

Da assessoria
Ao longo do mês de janeiro os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural estiveram focados na produção de silagem, composto oriundo do milho que é uma das principais fontes de alimento do gado leiteiro. A equipe acompanhou pessoalmente diversos produtores rurais e orientou sobe fatores que contribuem para a qualidade do nutriente.

 

Segundo o secretário da área, Nelcir Basso, a melhoria da qualidade da alimentação do gado tem sido um dos motivos que contribuíram para que Beltrão atingisse a marca de maior produtor de leite da região, com mais de R$ 70 milhões de litros por ano. “A melhoria da alimentação deu estabilidade na produtividade, eliminando as chamadas entre safras da produção, e sem dúvida, uma das melhores formas de estocar alimentação é a transformação do milho em silagem” diz o secretário.

Durante as visitas, os técnicos observam desde a qualidade do milho, manejo da lavoura e ponto de corte até a moagem e escolha de um silo apropriado, com boa vedação e compactação. Um hectare de terra com plantio de milho, por exemplo, pode render 70 toneladas de matéria verde, quantidade que alimenta uma média de dez animais em um ano.

Em Francisco, a Secretaria de Desenvolvimento Rural estima que 7 mil hectares de milho serão transformados em silagem neste ano, alcançando um estoque de alimentação de 490 mil toneladas.

Ler 739 vezes

Itens relacionados (por marcador)

  • Projeto do JNT incentiva leitura de pais e alunos

     Assessoria

    O Jornal Novo Tempo, fundado e com sede administrativa em Santa Izabel do Oeste, filial em Frncisco Beltrão e com distribuição em diversos municípios da região, lançou com apoio das Escolas da Rede Municipal, um projeto inovador de incentivo a leitura de alunos e seus familiares.

  • Saúde realizará testes de hepatites

    Neste sábado, dia 27 de julho, no Calçadão de Francisco Beltrão, será realizada uma campanha na área de saúde. Serão oferecidos gratuitamente testes para detecção das hepatites B e C, Sífilis e HIV.

  • Cléber confirma instalação do CRAS no Bairro São Miguel

    Na sexta-feira, 12, o prefeito Cleber Fontana participou de reunião no bairro São Miguel com as famílias beneficiários do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

  • Corrida do Soldado vai reunir 700 atletas

    A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Esportes, será mais uma vez parceira do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado na realização da tradicional Corrida do Soldado, que neste ano acontece no dia 18 de agosto, um domingo.

  • Confraria prepara encontro de carros antigos

    No mês de outubro, dias 4, 5 e 6, no Centro de Eventos do Parque de Exposições de Francisco Beltrão, será realizado o 8º Encontro de Colecionadores de Carros Antigos, com promoção da Confraria de Antigos.

Entre para postar comentários
Top