O Papel do farmacêutico no cuidado da sua saúde!: Qualidade de vida!
Acervo Pessoal

O termo qualidade de vida é utilizado para referir-se às condições de vida de um indivíduo, englobando sua saúde física, mental e espiritual, educação, condição financeira, bem como realização pessoal e profissional.

Diversos fatores influenciam no alcance desse objetivo, sendo que uma alimentação saudável, com uma dieta variada e balanceada, rica em vegetais, frutas e fibras, tem grande influência na manutenção do bem estar geral. A ingestão de água em abundância, evitar dietas ditas “da moda”, sem orientação profissional, evitar excesso de açucares e sal, gorduras, bebidas alcoólicas em demasia e o tabagismo.

A prática regular e orientada de atividades físicas auxilia na melhora da condição do corpo, melhora a disposição, previne e controla doenças crônicas, além de diminuir o estresse, a ansiedade, a depressão e o isolamento. Aumenta a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência do organismo. Os ditos exames de rotina, também se encaixam dentre as recomendações para conquistar uma boa qualidade de vida. Manter esse hábito com periodicidade é considerado uma das pontas da medicina preventiva, pois através deles pode-se detectar doenças em seu estágio inicial, e assim facilitar os tratamentos.

Ter a mente saudável é essencial para cultivar o bem estar, pois reflete positivamente em diversos outros aspectos da vida cotidiana, como família, profissão e relações inter-pessoais. É importante manter atitudes e pensamentos positivos constantes, equilibrando com sabedoria as dificuldades com as alegrias. Atividades de relaxamento diário das tensões com atividades que proporcionem prazer, como ouvir músicas agradáveis, ver filmes que proporcionem boas emoções, se entregar a leituras que estimulem a mente na criação, ou permitam uma agradável viagem, praticar hobbies diversos, estudar, aperfeiçoar-se, adquirir cultura, faz com que a saúde mental se revigore, evitando doenças futuras e estimulando o tecido nervoso.

Evitar exposição solar sem proteção adequada, dormir horas suficientes e de qualidade, saber dosar entre horas de trabalho e laser. Ter sempre metas e objetivos, planejar o futuro, cultivar sonhos.

Ter fé, acreditar em algo, cultivar a espiritualidade, tudo isso auxilia no equilíbrio entre o corpo e a mente e os faz saudáveis. Manter nosso corpo físico, mental e espiritual em harmonia é o segredo para se ter uma vida saudável e qualidade de vida.

Mariana Kist Pompermaier (Farmacêutica – CRF/PR: 24332)

Lido 3636 vezes

Itens relacionados (por tag)

Entre para postar comentários
Top