A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO CUIDADO DA SUA SAÚDE! ÔMEGA 3
Acervo Pessoal

O interesse da medicina no ômega 3 surgiu após a observação de que os esquimós eram um grupo com baixa incidência de doenças cardiovasculares, apesar de terem uma dieta com elevada quantidade de gorduras, o que na época parecia uma contradição.

Pesquisas subsequentes, porém, mostraram que o tipo de gordura ingerida por eles era predominantemente composta por ácidos graxos poli-insaturados, ricos em EPA (ácido ecosapentaenóico) e o DHA (ácido docosaexaenoico), duas formas de gordura da família do ômega 3.

O ômega 3 é um tipo de gordura essencial, ou seja, o nosso corpo não consegue produzi-lo, devendo ser então obtido por meio da alimentação ou de suplementos especializados.É composto pelos ácidos graxos, EPA, DHA e ALA (ácido alfa-linolênico).O EPA e o DHA são normalmente encontrados em peixes, como salmão e sardinha, enquanto o ALA se faz presente em carnes, soja, óleos vegetais e alimentos tais como óleo de linhaça, nozes, sementes de chia e de cânhamo.O nosso organismo é capaz de converter o ALA ingerido em EPA e DHA, que são ácidos graxos essenciais ao funcionamento normal do nosso organismo.

Os benefícios dessa “gordura boa” são diversos, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, contribui para a manutenção de uma pele saudável, ajuda na reduçãodos níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim), bem como de triglicerídeos, promove o aumento do HDL (colesterol bom), auxilia no controle da pressão arterial, possui efeito antitrombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, além de estimular a vasodilatação, promove a saúde cardiovascular, tem ação anti-inflamatória. O consumo regular de ômega 3 na dieta também parece estar relacionado a um menor risco de desenvolvimento de demências, incluindo a doença de Alzheimer.

Com orientação adequada de profissionais de saúde pode-se enquadrar o ômega 3 no dia a dia, seja por meio de dieta alimentar ou de suplementação medicamentosa e desfrutar dos seus benefícios.

Mariana KistPompermaier (Farmacêutica – CRF/PR: 24332)

Ler 689 vezes
Entre para postar comentários
Top