Professores têm curso para preparar transição de alunos do 5° para o 6° ano
Divulgação

Professores de escolas estaduais e municipais de Curitiba que trabalham com estudantes do 5° e 6° ano do ensino fundamental começaram nesta sexta-feira (6) um curso de formação integrada entre as duas redes de ensino.

A formação proporcionará aos 120 participantes ferramentas para preparar a transição dos alunos que passarão do 5° ano do ensino fundamental das escolas municipais para o 6° ano na rede estadual.

A formação é ofertada pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e será feita em quatro etapas, totalizando 16 horas ao final do curso, em setembro. A mesma capacitação já aconteceu em outras cidades, reforçando o trabalho coletivo entre o governo estadual e os municípios para garantir aos estudantes paranaenses uma educação de qualidade.

O curso vai permitir que os professores preparem os estudantes para a mudança sem que haja a ruptura do processo de ensino e aprendizagem e do aproveitamento escolar. “Quando o aluno migra de rede ele precisa entender que a mudança está apenas no espaço físico, mas o processo de ensino e aprendizagem será mantido”, destacou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

Entre os temas abordados no curso estão a transição entre a infância e a adolescência, organização educacional dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e oficinas de língua portuguesa. O curso atende também a uma das propostas do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), que determina a oferta de formação continuada aos profissionais da educação.

A Secretaria da Educação estuda a oferta da formação também para os profissionais que trabalham com alunos que passarão do 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio.

TRANSIÇÃO
A formação surgiu da necessidade de criar um grupo de estudo integrado entre as redes de ensino para propor ações pedagógicas para preparar os estudantes durante o processo de mudança. “Interligamos o trabalho feito para que, ao chegar no 6° ano, o aluno apenas dê continuidade aos estudos sem a ruptura de ensino”, disse a professora Noemi Angela Nichele, da Escola Municipal Professora Nathalia de Conto Costa.

Segundo o diretor do Colégio Estadual Iara Bergmann, Jair Fernandes, o principal desafio ao receber os estudantes do 5° ano é a adaptação à nova rotina de estudos. “O curso integrado é uma ferramenta excelente para os professores possam discutir juntos ações para integrar esses alunos e melhorar a adaptação”, reforçou Fernandes.

Ler 1098 vezes

Itens relacionados (por marcador)

  • Alunos izabelenses participam de palestra de prevenção às drogas

    Na manhã do dia 04, o Prefeito Moacir Fiamoncini, a atual Secretária de Saúde Simone Pilz, a documentadora do Estado e presidente da Câmara de Vereadores; Erica Nascimento, equipe da Secretaria Municipal de Educação, alunos e professores das Escolas Estaduais da cidade e do interior, participaram do evento de “Prevenção ao Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas”, que foi destinado a adolescentes com idade entre 12 e 18 anos.

  • Cursos de Robótica entram na terceira fase

    Nesta semana teve inicio a terceira fase dos cursos de robótica e prototipagem para crianças de 06 a 14 anos. A iniciativa é da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec), através do Centro de Inovação e Tecnologia de Francisco Beltrão (Citfbe). Nesta etapa os alunos estão tendo contato com a fabricação de robôs a partir de peças impressas em 3D, somadas aos conceitos de eletrônica e programação.

  • IFPR-Capanema oferta curso de Espanhol Básico

    Por: Celso Fernando Claro de Oliveira

     

    Estão abertas a partir do próximo dia 17 as inscrições do processo seletivo que definirão os participantes do Curso Básico de Espanhol oferecido pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema.

  • Curso EaD prepara professores para levarem Agrinho para sala de aula

    Milhares de docentes que participaram dos Seminários agora têm a oportunidade de fazer a formação para ajudar a levar o método do Programa para suas escolas

  • Alunos encerram 1º Módulo do curso de Construção Civil

    Foi encerrado no dia 25 de julho, o 1° módulo do curso profissionalizante na área de construção civil, iniciado no mês passado no Centro de Convivência de Santa Izabel do Oeste.

Entre para postar comentários
Top