“Avaliação regional de redução de perdas na colheita de soja – safra 2015/2016” e “Prêmio Destaque 2016”
Divulgação

A área de cultivo da Soja em nossa região é significativa em relação a cultura total do Estado do Paraná, tornando imprescindível o acompanhamento das Safras, contribuindo com a conscientização do agricultor tanto no que diz respeito aos prejuízos financeiros como em relação às doenças ocasionadas pelos resíduos deixados na lavoura.

 

Neste sentido, será realizada a VI edição da Avaliação de Redução das Perdas na Colheita da Soja - Safra 2015/2016, que abrangerá os 20 municípios que compõem a região de Francisco Beltrão, tendo como principal objetivo, incentivar a máxima eficiência na colheita dos grãos, evitando desperdícios e melhorando a renda dos agricultores.

Para que isso aconteça, diversas ações foram realizadas, como: treinamento para operadores de máquinas, uso de boas práticas agrícolas compreendendo: rotação de culturas, manejo integrado de pragas e doenças, plantio na época recomendada, entre outras.

Neste ano tivemos 169 operadores inscritos. Em todas as propriedades uma equipe técnica (Emater, Prefeitura, Empresas Oficiais e Privadas) realizou o recolhimento da soja perdida na lavoura após a colheita. Esta amostra coletada foi encaminhada para a comissão de pesagem e realizada a quantificação das perdas em sacas por hectare. Os resultados desta safra serão divulgados em evento a ser realizado dia 01 de Junho de 2016, no Auditório do Centro de Eventos Jayme Canet Junior, em Francisco Beltrão, a partir das 13 horas.

Nas edições anteriores a perda média entre todos os participantes foi:

Safra 09/10 10/11 11/12 12/13 13/14 14/15
Nº participantes    * 185 205 196 201 188
Perda média Sc/ha 2,5 1,17 1,08 0,74 0,54 0,75

* Amostragem


Como recomendação da EMBRAPA, a perda de soja aceitável deve ser inferior a 1,0 sc/ha, isto demonstra que a ação vem atingindo seus objetivos e que as atividades devem continuar para manter os resultados.

Também está sendo lançado a IV edição do Prêmio Propriedade Destaque, que tem como objetivo, evidenciar as propriedades que se destacam nestes municípios em relação ao tema deste ano, escolhido pela coordenação em conjunto com a Associação dos Secretários da Agricultura e Meio Ambiente (ASSEMA): SUSTENTABILIDADE.

Será anunciada uma propriedade por Município e a família receberá como premiação visita técnica ao Porto de Paranaguá e pontos turísticos da região metropolitana de Curitiba.

A divulgação dos resultados, tanto da Avaliação de Perdas na Colheita de Soja, como da Propriedade Destaque, serão anunciadas neste evento.

Fazem parte da coordenação as Instituições: SEAB, EMATER, ADAPAR, Sindicato Rural, FAEP, ASSEMA.

Ler 1293 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top