Defesa forte explica reação do Corinthians no Brasileirão
Divulgação

Agência Estado

As mudanças que Tite implementou no Corinthians tiveram reflexo direto no sistema defensivo da equipe.

Três jogos sem sofrer gols. As principais alterações foram a entrada de um volante de origem (Cristian) e o ajuste de marcação nas laterais. Além disso, o técnico promoveu a troca de goleiros: Walter tomou a posição de Cássio.

A partir dessas alterações, feitas na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians emplacou uma sequência de três vitórias consecutivas: Ponte Preta (3 a 0), Sport (2 a 0) e Santos (1 a 0).

Nos três jogos, Tite conseguiu algo raro: repetir a mesma escalação. No sábado, a equipe sofreu um gol, mas voltou a vencer o Coritiba por 2x1 e conseguiu com isto, a liderança do Campeonato Brasileiro.

"Os atletas entenderam o sistema de jogo. O Guilherme lançou uma bola e, quando eu vi, o Giovanni Augusto estava lá atrás. Tem uma sustentação (na defesa). Isso foi de extrema importância", afirmou o lateral-direito Fagner. Giovanni Augusto faz a cobertura pelo lado direito e Marquinhos Gabriel, pelo esquerdo.

Guilherme, que não tinha essa característica de marcação, foi deslocado para o meio e é agora o principal articulador de jogadas. "Fazia essa função nos tempos de Atlético (Mineiro). A outra função me desgastava muito", disse o jogador.

Já a entrada de Cristian deu mais segurança aos zagueiros, repetindo a função que Ralf fazia ano passado. Bruno Henrique voltou a jogar como segundo volante. Essas mudanças ocorreram, segundo Tite, porque o Corinthians não vinha apresentado resultados dentro de campo.

Apesar de o time ter feito uma boa campanha no Campeonato Paulista e na primeira fase da Copa Libertadores, o Corinthians foi eliminado precocemente nas duas competições. O início ruim no Brasileirão também contribuiu para as mudanças. Na prática, Tite resgatou o esquema do ano passado usado no título brasileiro.

No sábado, o Corinthians voltou a campo e enfrentou o Coritiba, em casa. Pacequuinhho, técnico interino do Coritiba, armou um time defensivo e buscou surpreender nos contra-ataques. Teve sucesso por certo tempo, ao fazer 1 a 0, mas não suportou a pressão e nos últimos cinco minutos de jogo, tomou a virada. O Corinthians permenceu durante 79% do jogo com a posse de bola, mas encontrou muitas dificuldades para furar o bloqueio. Tite ousou, desmanchou a defesa e partiu para o ataque para buscar a vitória e a liderança da competição.

Ler 1437 vezes

Itens relacionados (por marcador)

  • Comissão do impeachment dá mais 24 horas para defesa de Dilma

    O presidente da Comissão Especial do Impeachment, Raimundo Lira (PMDB-PB), decidiu na terça (26) que a defesa da presidente afastada, Dilma Rousseff, poderá ter um dia a mais para apresentar as alegações finais da petista no processo de seu afastamento definitivo.

  • Em carta de defesa, Dilma admite que errou, mas que é honesta

    Em carta de defesa enviada à Comissão Processante do Impeachment no Senado, a presidenta afastada Dilma Rousseff afirmou ontem, quarta-feira (6) que é uma mulher honesta e prometeu lutar com todos os instrumentos legais de que dispõe para exercer seu mandato até o fim.

  • Na raça Palmeiras vence o Grêmio

    Chuva, erros de arbitragem e muitos gols. Na raça, e em um jogo com duas viradas, o Palmeiras tirou a invencibilidade do Grêmio e venceu por 4 a 3, no Pacaembu, na noite desta quinta-feira, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

  • Meio de semana teve brasileiros em campo pela Libertadores

    O meio de semana foi de futebol internacional, os quatro clubes brasileiros ainda vivos na Libertadores entraram em campo pelos jogos de ida das oitavas de final.

  • Paulo Litro faz balanço dos trabalhos da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude

    Após um ano de trabalho presidindo a Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude, o Deputado Paulo Litro fez um balanço dos trabalhos: “Nosso saldo foi muito positivo, pois trabalhamos o ano todo com questões importantes para a nossa juventude. Fizemos várias reuniões ordinárias, nas quais foram apreciados seis projetos de lei que tratavam de temas envolvendo a juventude do nosso Estado – todos aprovados”, disse o Deputado.

Entre para postar comentários
Top