Escritório de Compras Públicas do Sudoeste do PR é apresentado em fórum do Tribunal de Contas
Representantes da Amsop e do Sebrae/PR apresentaram os projetos do PDRI e do Escritório de Compras no fórum do TCE-PR Assessoria

Resultado do programa Compra Sudoeste, promovido pelo Sebrae/PR, Amsop, Agência de Desenvolvimento e Cacispar, o ECP foi uma das iniciativas relatadas no evento, que aconteceu em Curitiba, nos dias 1º e 2 de junho

O I Fórum de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) reuniu empreendedores de pequenos negócios, profissionais da área do Direito, servidores e administradores municipais do Paraná nos dias 1º e 2 de junho, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. A Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) contou com estande no fórum e apresentou projetos que estão em andamento, como o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) e o Escritório de Compras Públicas (ECP), ambos em parceria com o Sebrae/PR.

Segundo o consultor do Sebrae/PR e gestor de Políticas Públicas da regional Sudoeste, Gerson Miotto, a apresentação do ECP no fórum do TCE é mais um passo para divulgar o escritório, que foi formalizado oficialmente no dia 17 de maio, com assinatura de convênio entre Sebrae/PR, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná.

“O Escritório de Compras Públicas terá o papel de aproximar as administrações públicas e os empresários de microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs). O objetivo é institucionalizar a política de compras públicas como indutor do desenvolvimento econômico e social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos municípios do Sudoeste”, explica Miotto.

O consultor do Sebrae/PR observa que o ECP está em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado. “Assim como o PDRI estimula o desenvolvimento econômico, social e institucional, buscando maior sinergia entre as instituições públicas e privadas para o desenvolvimento regional, o projeto do ECP também converge nesse sentido, ao propiciar que mais MPEs tenham conhecimento e também participem de compras públicas na região sudoeste do Estado”, analisa.

O presidente da Amsop, Luiz Fernando Bandeira, informa que o ECP ainda está em processo de implantação, com treinamento de pessoal e finalização do portal na internet para entrar em funcionamento. “A equipe da Amsop passará por treinamento específico nas próximas semanas, para posteriormente atender às demandas de compradores e fornecedores. O Escritório de Compras Públicas é um projeto piloto no Paraná e está em processo contínuo de construção”, explica Bandeira.

O treinamento mencionado pelo presidente da Amsop terá 18 horas de duração e será coordenado pelo consultor Eberson Tibes, credenciado do Sebrae/PR.

Adesão

As Administrações Municipais e as associações empresariais do Sudoeste devem receber, nos próximos dias, o termo de adesão ao ECP. Após a assinatura do termo, poderão atualizar as informações das entidades compradoras, cadastrar os fornecedores e receber informações e resultados dos processos de compras.

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