Cresol e BNDES fazem visita a propriedade referência no Sudoeste do Paraná
Assessoria

Na última semana a Cresol e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visitaram uma propriedade referência no município de Marmeleiro, Sudoeste do Paraná.

A unidade produtiva da família Luckmann exerce quatro atividades – produção leiteira, agroindústria de panificação, horticultura e produção de grãos – e quem administra a propriedade é a segunda geração da família, a filha dos agricultores Lauro e Nilse, Greice Luckmann, que tem o apoio do esposo Vanderlei Lamera.

A família é sócia da Cresol Marmeleiro há mais de 16 anos e desde então utiliza o crédito da cooperativa, concedido por meio do BNDES, para aquisição de vários equipamentos que auxiliam no desenvolvimento das atividades diárias da propriedade.

“Foi com a ajuda que tivemos da Cresol que conseguimos conquistar muito do que temos hoje”, disse Greice que recentemente formalizou um novo espaço para sua agroindústria de panificação e biscoitos, com o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Mulher). Além do espaço, Greice também financiou a maior parte dos equipamentos que utiliza para a fabricação dos pães.

Além do crédito, a Cresol também auxilia a família com a consultoria do Técnico da Sudotec de Marmeleiro, Rodrigo Prestes de Oliveira, que acompanha as atividades de produção na unidade. O técnico desenvolve o projeto agrícola direto da propriedade através do aplicativo SICMOB, que permite mapear a unidade de produção e possibilita o desenvolvimento de um inventário dos bens do agricultor.

Para o Diretor Financeiro da Central Cresol Baser, Edson Vieira, a unidade produtiva da família Luckmann é um exemplo da importância da agricultura familiar para o abastecimento da cesta básica dos brasileiros. “Verificamos a diversidade de culturas que são produzidos na propriedade, e essa é uma realidade da agricultura familiar brasileira. A família Luckmann está de parabéns pela maneira que conduz sua unidade produtiva”, destacou Vieira.

Parceria com o BNDES

A Cresol, maior cooperativa de crédito rural com interação solidária do País, tornou-se referência em crédito rural por meio de ações e políticas de fortalecimento da agricultura familiar, onde os repasses de crédito através do Pronaf transformaram a realidade de mais de 2,6 milhões de famílias agricultoras que buscam, além da utilização do crédito para o custeio da safra, a ampliação da área plantada e a utilização de tecnologias que asseguram o aumento da produção e da produtividade dos mais variados alimentos.

De acordo com o Assessor Institucional da Central Cresol Baser, Adriano Michelon, o BNDES é um parceiro estratégico da Cresol, pois permite que os repasses de crédito transformem a realidade da agricultura familiar, através das oportunidades, do desenvolvimento das propriedades e da melhor qualidade de vida dos agricultores.

Ler 1082 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top