Mais de um milhão de alunos retornam às escolas da rede pública estadual
Hedeson Alves/SEED

As aulas na rede estadual de ensino, que começaram 0ntem, quarta-feira (15), movimentaram mais de um milhão de estudantes nas 2,1 mil escolas de todas as regiões do Paraná.

Para fazer o planejamento pedagógico, professores e funcionários já haviam iniciado os trabalhos na segunda (13) e na terça-feira (14).

Neste ano, há novidades para professores e estudantes. Quase a metade da rede estadual de ensino está passando por reformas do programa estadual Escola 1000, que destina R$ 100 mil a mil escolas para melhorias. Além disso, os professores receberam o pagamento das progressões e promoções, junto com o salário de janeiro. “Tudo foi organizado para receber nossos estudantes. Transporte, merenda, transporte, repasses do Fundo Rotativo”, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

As aulas na rede estadual de ensino começaram na quarta-feira (15) e encerram em 20 de dezembro, conforme a legislação, que prevê 200 dias letivos e 800 horas/aula no ano. Para o recesso de julho, as aulas terminam no dia 14 e serão retomadas no dia 26 do mesmo mês.

O retorno às escolas marca também o reencontro entre estudantes, professores e funcionários. “O primeiro dia é diferente, os alunos estão ansiosos para saber quem serão os professores e também para rever os amigos. Aproveitamos esse primeiro contato para passar algumas orientações como o uso do uniforme, horários”, contou a diretora Tânia Vilkas, do Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa, em Curitiba.

O colégio possui cerca de 500 matrículas dos ensinos fundamental e médio. Para os alunos do 3° ano do ensino médio, o primeiro dia de aula é um momento diferente porque marca o início de uma etapa importante. “Esse ano vamos fazer o Enem e vestibulares, então a expectativa é que agente tenha uma boa preparação, sem greve ou interrupção das aulas”, disse o estudante Guilherme Vicentin Zilneyk, de 16 anos.

Seu colega, Daniel Banes Vinci, também de 16 anos, pretende fazer o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no final do ano. “Espero ter uma boa preparação, que os professores possam dar o máximo de conteúdo possível para chegarmos bem preparados para o vestibular”, disse Daniel.

A expectativa dos estudantes do 2° ano do ensino médio, Maria Eduarda Borges, de 15 anos, e Matheus Felippe Assunção, também de 15 anos, é colocar em prática os projetos do Grêmio Estudantil, formado no ano passado no colégio. “Temos muitas ideias para esse ano que vão melhorar o ambiente escolar”, lembrou Maria. “Algumas dessas ações visam a preparação do Enem como a formação de grupos de estudos preparatórios”, disse Matheus.

FORMAÇÃO CONTINUADA
Os dias 2 de junho e 6 de outubro são destinados às atividades de formação continuada, previstas no programa Minha Escola Tem Ação (Meta), que prevê a formação continuada a todos os profissionais da educação, e tem como objetivo fortalecer a gestão escolar, melhorando a qualidade da educação pública e reduzindo os índices de evasão escolar.

Ler 1393 vezes

Itens relacionados (por marcador)

  • Alunos izabelenses participam de palestra de prevenção às drogas

    Na manhã do dia 04, o Prefeito Moacir Fiamoncini, a atual Secretária de Saúde Simone Pilz, a documentadora do Estado e presidente da Câmara de Vereadores; Erica Nascimento, equipe da Secretaria Municipal de Educação, alunos e professores das Escolas Estaduais da cidade e do interior, participaram do evento de “Prevenção ao Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas”, que foi destinado a adolescentes com idade entre 12 e 18 anos.

  • Equipe de saúde realiza trabalho interdisciplinar no Colégio Estadual Guilherme de Almeida

    A equipe de saúde do Posto de Saúde Santo Antônio de Santa Izabel do Oeste, realizou uma palestra para os alunos do 1° ano, do período da manhã e da noite, do Colégio Estadual Guilherme de Almeida.

  • Ginástica conquista medalhas em competição estadual

    A equipe da ginástica artística feminina de Francisco Beltrão participou no último final de semana da Copa Estreantes, realizada em Telêmaco Borba, com organização da Federação Paranaense de Ginástica. Além de Francisco Beltrão, participaram atletas de clubes de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Toledo e da cidade anfitriã.

  • Alunos destaques em projeto digital recebem certificados

    Na quarta-feira, 28 de junho, os alunos da Escola Joaninha C.F Sechini de Santa Izabel do Oeste receberam os certificados pelas classificações do projeto “Arkos ler é poder”.

  • Alunos da Escola do KM 20 participam da sessão

    Por Assessoria

    A sessão de terça-feira, 23 contou com um apelo emocional maior, pois se tratava da última participação do vereador Viro de Graauw (PT) neste período legislativo, antes do retorno da vereadora Daniela Celuppi (PT), que está em licença-maternidade.

Entre para postar comentários
Top