Casa da Indústria oferece exames contra o câncer para industriários do Sudoeste
Assessoria

Unidade móvel do Cuide-se + atende de 8 a 24 de fevereiro, em Francisco Beltrão

Trabalhadores de indústrias da região Sudoeste do Paraná poderão fazer, de forma gratuita, exames preventivos contra o câncer de 8 a 24 de fevereiro. Os exames são ofertados na Casa da indústria de Francisco Beltrão, por meio do programa Cuide-se+, do Sesi. A iniciativa é do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em parceria com três sindicatos industriais da região: Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos (Sindirepa), Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras (Sindimadmov) e Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sinvespar).

São ofertados exames de prevenção contra o câncer de mama, do colo do útero, de próstata e de pele. Os interessados devem fazer a inscrição por meio das áreas administrativas das indústrias. A expectativa é atender trabalhadores de cerca de 200 indústrias regionais.

600 mil novos casos

De acordo com dados divulgados em janeiro último pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil. De acordo com a pesquisa, o perfil epidemiológico brasileiro assemelha-se ao da América Latina e do Caribe, onde os cânceres de próstata (61 mil), em homens, e mama (58 mil), em mulheres, serão os mais frequentes. Ao analisar as taxas brutas, o câncer de próstata lidera o ranking dos mais incidentes em todas as regiões do País, sem considerar os tumores de pele não melanoma.

Entre os homens, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), são 91 casos de câncer de próstata (a cada 100 mil habitantes), seguido de pulmão (34 casos/100 mil) e cólon e reto (intestino grosso/20 casos por 100 mil). Já para as mulheres, mama é o tipo mais frequente (71 casos/100 mil), seguido de pulmão (21 casos/100 mil habitante), tireoide (16 casos/100 mil) e na quinta posição o de colo de útero (16 casos/100 mil).

Cuide-se +

Desde 2012, o Sistema Fiep, por meio do Sesi, mantém o programa Cuide-se+ levando ações de prevenção e diagnósticos em empresas filiados aos sindicatos industriais. O programa conta com unidades móveis com equipamentos de última geração para a realização de exames que identificam o câncer de mama, de próstata, de pele e de colo do útero. As unidades são fruto de uma parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional no tratamento da doença.

O Cuide-se + tem até o momento três unidades em funcionamento, sendo que cada uma possui uma equipe de profissionais especializados. Só em 2016, o programa foi responsável por 12 mil atendimentos, mais de 17 mil exames (PSA, Pele, Papanicolau, Mamografia) em 63 municípios percorridos. Para contratar o serviço, as empresas filiadas devem agendar o atendimento “in company”.

“Este modelo de prevenção, sem dúvida, tem ajudado as empresas a manter seus colaboradores atentos à saúde, contribuindo para sua qualidade de vida e também diminuindo a necessidade de afastamentos das atividades profissionais”, aponta o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo.

Sabe-se que os homens naturalmente negligenciam os cuidados com a saúde, muitas vezes por medo de serem diagnosticados. No caso das mulheres, é a falta de tempo que atrapalha, já que muitas precisam conciliar uma dupla jornada (trabalho/casa) com os cuidados preventivos de saúde. “Além de facilitar o acesso aos exames de referência para o câncer, o Cuide-se + promove a conscientização do público, por meio de oficinas, materiais impressos, vídeos e palestras. Tudo para estimular a prática de hábitos saudáveis e ajudar na prevenção da doença,” explica Fabiana Tozzo, coordenadora do Cuide-se + Prevenção do Câncer.

Lido 434 vezes

Itens relacionados (por tag)

Entre para postar comentários
Top