Sexta, 17 Fevereiro 2017 11:45

Sebrae/PR orienta microempreendedores individuais sobre a DASN - Declaração Anual à Receita Federal

Escrito por
Sebrae/PR orienta microempreendedores individuais sobre a DASN - Declaração Anual à Receita Federal Divulgação

De 13 a 17 de fevereiro, as Salas do Empreendedor atendem em mutirão para auxiliar os microempreendedores a ficarem em dia com o fisco

Para começar bem o ano e se preocupar apenas com a gestão de seus negócios, os microempreendedores individuais (MEIs) precisam estar em dia com suas obrigações junto à Receita Federal. Para isso, até maio, é necessário entregar a Declaração Anual ao Simples Nacional (DASN), referente ao exercício financeiro de 2016. A declaração é gratuita e indispensável para garantir ao empreendedor a continuidade dos benefícios previstos em lei.

Para auxiliar os empreendedores, o Sebrae/PR promove, de 13 a 17 de fevereiro, nas Salas do Empreendedor, a Semana DASN. O mutirão contará com atendimento especial de consultores credenciados para tirar dúvidas e orientar os microempreendedores.

“A Semana DASN vai ajudar o microempreendedor a já fazer o preenchimento da declaração de forma correta, seguindo todos os critérios estipulados pela Receita”, explica. “Com isso, ele evita o retrabalho e ganha tempo para se dedicar exclusivamente à gestão de seu negócio e com a certeza de que está em dia com suas obrigações fiscais”, diz a consultora do Sebrae/PR, Carla Selva.

No ano passado, de janeiro a maio, período em que acontecem a abertura e o fechamento do prazo de entrega da declaração, o Sebrae/PR realizou em torno de 15 mil atendimentos sobre o mesmo tema. “Além de tirar suas dúvidas sobre a DASN, os microempreendedores poderão aproveitar a oportunidade para conhecer todas as soluções oferecidas pelo Sebrae para promover os pequenos negócios”, sugere Carla.

A declaração é totalmente gratuita. Para tanto, o empreendedor deve possuir basicamente três informações: faturamento bruto do ano anterior, quanto deste valor foi obtido por meio de revenda (comércio), ou venda (indústria) de produtos e se possui empregado.

O descumprimento no prazo de entrega da DASN implica em pagamento de juros e multa e pode resultar em cancelamento de benefícios como cobertura previdenciária, isenção de taxas para o registro da empresa e acesso a crédito bancário.

Para ajudar neste processo, o Sebrae elaborou uma cartilha com várias dicas sobre a documentação necessária e como preencher a declaração. O material está disponível nas Salas do Empreendedor de todo o Estado ou no portal da entidade para download. No site , também é possível consultar todos os locais onde haverá atendimento com endereços, programação e horários disponíveis. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

Lido 160 vezes
Entre para postar comentários
Top