Formação continuada fortalece gestão democrática nas escolas estaduais
Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Abertura do Gestão em Foco com o governador Beto Richa, o secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni e a secretária Ana Seres Trento Comin e os diretores dos Colégios Hedeson Alves/SEED

Fortalecer a gestão democrática nas escolas estaduais e promover o avanço no plano de carreira dos profissionais da educação são os objetivos do curso Gestão em Foco, de formação continuada, ofertado aos diretores das unidades da rede estadual de ensino. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Educação.

Aberto na segunda-feira (3), com a presença do governador Beto Richa, o curso será ofertado a todos os 2,1 mil diretores, divididos em cinco turmas com cerca de 400 participantes cada, conforme a região.

TRÊS DIMENSÕES
Durante todo o mês de abril os profissionais debaterão questões pedagógicas, financeiras e administrativas vivenciadas no cotidiano escolar. “O curso é importante porque está focado nestas três dimensões importantes para a administração escolar”, afirma a secretária da Educação, Ana Seres. “As palestras proporcionam aos gestores novas informações e ferramentas necessárias para fortalecer a administração democrática no ambiente escolar e isso irá refletir no processo de pedagógico de ensino e aprendizagem”, disse a secretária.
Também serão abordados temas como gestão efetiva na escola, programa de recursos descentralizados, planejamento e gestão de turmas e matrículas, patrimônio, bens móveis e imóveis, entre outros.

DESAFIOS DIÁRIOS
“A escola é muito dinâmica e todos os dias nos deparamos com novos desafios. Por isso precisamos nos aperfeiçoar sempre”, afirmou a diretora Naterci de Souza Schiavinato, do Colégio Estadual Francisco Zardo, em Curitiba.
Segundo Naterci, o curso proporciona também o diálogo entre os diretores mais experientes e os que estão exercendo a função pela primeira vez. “Isso vai ajudar muito, principalmente, os novos diretores que estão no início da gestão, porque eles estão passando por situações que nós, mais experientes, já vivenciamos”, ressaltou.
É o caso do diretor Aimar Roberto Koch, do Colégio Estadual Padre Antônio Vieira, em Francisco Beltrão (Centro-Oeste), que está no primeiro ano de gestão. “É um passo importante da Secretaria da Educação porque proporciona essa aproximação entre os diretores, a secretária e o próprio governador, para discutimos juntos as políticas que precisamos estabelecer nos colégios em busca de uma educação de qualidade”, disse.
O colégio Padre Antônio Vieira iniciou neste ano a oferta do ensino médio em tempo integral. São duas turmas do primeiro ano do médio, com 82 alunos. “O curso é importante para nós que estamos no primeiro ano de gestão, pois assim temos a oportunidade de desenvolver novas ideias para aplicarmos no dia a dia, em busca de uma educação pública de qualidade”, disse Koch.

TEM AÇÃO
O curso de formação continuada em gestão escolar está previsto no programa Minha Escola Tem Ação (META), da Secretaria da Educação, no Plano Estadual de Educação e, também, atende a lei estadual n° 18.590/2015, que determina a escolha dos diretores e diretores-auxiliares mediante consulta à comunidade escolar por meio de voto por chapa, direto, secreto, igualitário e facultativo.
A formação é ofertada em duas modalidades. Na presencial, além dos diretores, participam os chefes e coordenadores pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação. A carga horária nessa oferta é de 16 horas, que serão somadas aos planos de carreira dos profissionais.
Nessa modalidade os gestores também vão participar de exercícios de produção e entrega do relatório do plano de ação de sua gestão, que será avaliado pelo Conselho Escolar no início do ano letivo de 2018, conforme a lei estadual n° 18590/2015.
Já na modalidade à distância participam diretores e diretores-auxiliares de todas as escolas da rede estadual de ensino. A formação online inicia no dia 02 de maio, encerra no dia 03 de dezembro e será dividida em módulos. Cada módulo tem duração de 24 horas que também será somado para avanços no plano de carreira.

Lido 454 vezes
Entre para postar comentários
Top