Inscrições do Enem 2017 começam na segunda-feira (08)

Se você pretende prestar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) deve ficar atento, pois na próxima segunda-feira (08) terá início o prazo de inscrições para as provas deste ano, que serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

O prazo para cadastro ficará aberto até às 23h59min do dia 19 de maio, sendo que os interessados em participar do exame deverão realizar a inscrição unicamente pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo exame.

As principais mudanças relacionadas as inscrições do Enem envolvem a taxa de inscrição, que sofreu um reajuste de cerca de 20% em relação a 2016, subindo de R$ 68 para R$ 82. O valor deverá ser pago por meio de GRU – Guia de Recolhimento da União – gerada no final do processo online e que poderá ser paga até 24 de maio, preferivelmente no Banco do Brasil.

Outra novidade importante diz respeito as regras para isenção deste valor. Neste ano os alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio continuam recebendo o benefício automaticamente, no entanto houve mudanças para a solicitação da isenção dos candidatos de baixa renda. A partir desta edição será preciso estar inscrito no Cadastro Único do governo federal (CadUnico), utilizado para o acesso a programas sociais como o Bolsa Família, a depender da faixa de renda declarada ao pedir a isenção. Além destes, estudantes que se enquadram Lei nº 12.799/2013, que determina isenção em processos seletivos de instituições federais, também poderão requerer o benefício.

Vale mencionar ainda mais duas questões que têm gerado dúvidas em muitos candidatos. A primeira delas é a descontinuação do uso do Enem como exame de certificação do ensino médio. A partir deste ano tais participantes deverão se inscrever no Encceja 2017 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O outro ponto refere-se a participação de candidatos treineiros. Após surgirem boatos de que estes estudantes poderiam ser proibidos de prestar o Enem 2017, o Inep confirmou que poderão prestar as provas e definiu o conceito de “treineiro”.

Lido 1394 vezes

Itens relacionados (por tag)

Entre para postar comentários
Top