28 de maio: Dia Mundial das Comunicações Sociais
Assessoria

No domingo, 28 de maio de 2017, solenidade da Ascensão do Senhor ao céu, celebramos o 51ª Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O tema escolhido pelo Papa Francisco é “Não tenhas medo, que eu estou contigo” e seu lema: “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”. Ao propor este tema o bispo de Roma deseja inspirar aos comunicadores que anunciem a esperança e confiança, pautada pela Verdade do Evangelho, nas diferentes situações de nosso tempo.

A Diocese de Palmas/Fco. Beltrão já há décadas tem procurado evangelizar atrás das comunicações sociais. Para isso foi criada a Rede Bom Jesus de Comunicação. Atualmente são 04 emissoras de rádios e um portal, o RBJ. Além destas, nossa diocese também dispõe de um periódico, a Revista Olhar, que também passa por uma reestruturação. Tratando-se do Dia Mundial das Comunicações Sociais quero aqui expor aos nossos leitores nosso objetivo como Rede de Comunicação, priorizando as emissoras de rádio.

O objetivo geral destas emissoras diocesanas é: Produzir e difundir, sob a luz da verdade e dos valores cristãos, informação, espiritualidade, cultura e entretenimento, contribuindo para o desenvolvimento local e regional, favorecendo a formação de uma consciência crítica, ética, democrática e solidária, visando o bem comum e a cultura do encontro.

Destaco outros objetivos que são metas pela direção e cooperadores. Queremos atuar como instrumento da Diocese de Palmas/Beltrão a serviço da vida e do diálogo com a sociedade e suas instituições. Qualificar a programação das emissoras e site alcançando alto índice de credibilidade e profissionalismo, primando pela qualidade dos conteúdos transmitidos em nossos canais de comunicação. Zelar pela não instrumentalização ou alienação a grupos político-partidários, a ideologias e/ou pensamentos de vida contrária ao Evangelho de Jesus Cristo, à fé cristã e as orientações da Igreja Católica. Primamos ainda, entre outros objetivos, destacar-se nesta parte do Paraná pela excelência, qualidade, originalidade, credibilidade e inovação constante em seu trabalho, respeitando as orientações específicas para a comunicação, presentes no Diretório da Comunicação para a Igreja do Brasil, no Estatuto/Normas da Diocese e no Plano Diocesano da Ação Evangelizadora.

Aos leitores e ouvintes da Rede Bom Jesus de Comunicação fala o nosso querido Francisco: “A todos quero exortar a uma comunicação construtiva, que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade”. Prosseguindo o Pontífice pondera sobre o papel de quem se comunicada, ressaltando a ‘boa notícia’: “Gostaria, pois, de dar a minha contribuição para a busca dum estilo comunicador aberto e criativo, que não se prontifique a conceder papel de protagonista ao mal, mas procure evidenciar as possíveis soluções, inspirando uma abordagem propositiva e responsável nas pessoas a quem se comunica a notícia. A todos queria convidar a oferecer aos homens e mulheres do nosso tempo relatos permeados pela lógica da ‘boa notícia’” e esta boa notícia, é a própria pessoa de Jesus, “a Boa Notícia por Excelência”.

Comunicar esperança e confiança, no tempo hodierno quer ser nossa meta principal. Nossa Rede de Comunicação deseja contribuir com a verdade e com a justiça a qualquer custo. Propagar através destes meios valores que enobrecem e dignificam as pessoas, nossos fiéis ouvintes e leitores. Nossa Rede de Comunicação se une aos homens e mulheres de boa vontade, desejos e sedentos de um país melhor, um Paraná digno de sua vocação, um Sudoeste próspero em todas as dimensões, e acima de tudo, construindo famílias alicerçadas no amor incondicional “e através das pessoas que se deixam conduzir pela Boa Notícia no meio do drama da história, tornando-se como que faróis na escuridão deste mundo, que iluminam a rota e abrem novas sendas de confiança e esperança”, aspira Bergoglio.

Dom Edgar Ertl

Ler 1243 vezes
Entre para postar comentários
Top