Profissionais de Enfermagem gestores municipais de saúde se reúnem em Curitiba
Acessoria

O Coren/PR se reúne hoje, quinta-feira (3), com profissionais de Enfermagem que são gestores municipais da saúde, na sede da Autarquia, em Curitiba.

Foram convidados profissionais de enfermagem que são secretários em cidades da macrorregião leste do Paraná.
A atuação de enfermeiros e técnicos de enfermagem como secretários da saúde tem se tornado uma tendência no estado e em todo país. A macrorregião leste parananense, por exemplo, que é formada por 93 municípios, soma 29 profissionais de enfermagem respondendo pelo cargo.
Os debates vão abordar os temas Dimensionamento da Equipe de Enfermagem e Dispensação de Medicamentos nos Serviços Municipais de Saúde e o objetivo do encontro, segundo Simone Peruzzo, presidente do Coren/PR, “é promover a discussão entre com gestores da nossa área que são secretários, no sentido de implementar leis e resoluções previstas que abordam esses dois temas o que resultará na valorização do profissional de enfermagem e na melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Dimensionamento
O dimensionamento da equipe de enfermagem, apresentado na Resolução Cofen nº 543/2017, é ainda uma novidade para a categoria profissional e para os empregadores, pois entrou em vigor no mês de junho. É a falta do dimensionamento correto que provoca a maioria dos casos de insatisfação em relação ao exercício profissional.
Dispensação de Medicamentos
Este é outro tema constante do debate nacional. A Lei do Exercício Profissional (Lei 7.498/86) estabelece que o enfermeiro, como integrante da equipe de saúde, está autorizado a realizar a "prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde". No encontro acontecerá um diálogo entre o Coren/PR e o Conselho Regional de Farmácia do Paraná -CRF/PR sobre esta questão.

Lido 180 vezes
Entre para postar comentários
Top