Hotel Tecnológico assina contratos de pré-incubação e gradua equipe
Diego Bassani e Henrique Alves Camargo recebem das mãos do diretor-geral, Alexandre Alfaro, a graduação do Hotel Tecnológico Acessoria

Novas equipes assinam contrato de pré-incubação no Hotel Tecnológico da UTFPR de Francisco Beltrão


Na manhã da segunda-feira (02) três equipes selecionadas em processo seletivo do Hotel Tecnológico se reuniram na Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc) para assinatura do contrato de pré-incubação no Hotel Tecnológico (HT) da UTFPR de Francisco Beltrão. Ainda na segunda-feira outra equipe recebeu a graduação.
As equipes que passam a fazer parte do HT são a Alfa Soluções em Engenharia, a Alienge Consultoria de Tecnologia e Engenharia de Alimentos e a Tecnosut. Os grupos formados por alunos, egressos ou membros da comunidade externa são orientados por docentes da universidade. O Hotel fornece apoio por meio de estrutura física e serviços especializados até a fase de protótipo ou desenvolvimentos de produtos ou serviços.
Para hospedar no hotel da UTFPR é necessário participar de um edital de seleção onde podem concorrer projetos de equipes formadas por alunos regularmente matriculados ou egressos da UTFPR; ou por pessoas físicas ou jurídicas da comunidade, desde que haja, pelo menos, um aluno regularmente matriculado na UTFPR ou egresso desta Instituição.

A aluna do 9º período da Engenharia Ambiental, Jaqueline Klem Bohrer, teve sua proposta selecionada, juntamente com outros três integrantes da Alfa Soluções em Engenharia. Ela conta que estavam amadurecendo a ideia e acreditam que o Hotel irá dar o suporte que precisam “Vamos contar com o apoio de assessoria desde a montagem até a gestão, e isso é muito importante no mercado de trabalho”, destacou.

O Hotel

O Hotel Tecnológico foi instalado no câmpus da universidade em março de 2011. Desde então vem trabalhando para apoiar seu público-alvo e proporcionar-lhes suporte administrativo, técnico, gerencial e mercadológico para elaboração do Plano de Negócios (Business Plan) e desenvolvimento de Modelo de Negócios (Business Model) auxiliando-os na criação de empresas de base tecnológica.

Casos de Sucesso

Várias equipe que foram pré-incubadas no HT saíram para incubadoras, se tornaram startups ou foram para o mercado. Uma das empresas está com registro de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). De acordo com a coordenadora do Hotel, professora Paula Zarelli, “a Tecnoreator foi graduada no HT com registro de quatro pedidos de patente, esse resultado demonstra a importância do papel do HT no desenvolvimento de projetos com potencialidade, seja para o mercado, seja para dar continuidade à pesquisa a nível de mestrado”.

Outras se tornaram Startups, como a EdukaMaker, que recebeu a graduação também na segunda-feira (02), no anfiteatro, às 19h30. A graduação no HT representa o estágio que a equipe está pronta para avançar para o nível de incubação, criação do CNPJ, comercialização dos produtos e/ou serviços no mercado, e obtenção de receitas. “A EdukaMaker cumpriu seu papel no HT com proatividade, alcançando prêmios e destacando-se em seu segmento, inclusive nacionalmente”, afirmou Paula durante a cerimônia de graduação.

Ao apresentar o trabalho desenvolvido pela Edukamaker um dos sócios, Henrique Alves Camargo, agradeceu o apoio recebido da universidade. “Cada dica, cada plano, cada incentivo fizeram a diferença, somos gratos à UTFPR e ao Hotel Tecnológico”, finalizou.

A Sustentare Soluções Ambientais, criada pelas egressas do curso de Engenharia Ambiental Mariana Pereira e Bruna Pozzan, tem sede em São Lourenço d´Oeste. Antes de abrir a empresa o grupo do qual elas faziam parte passou aproximadamente um ano hospedada no Hotel Tecnológico. O grupo inicial era formado por quatro acadêmicos e as duas deram sequência as atividades e implementaram o empreendimento.

Segundo Bruna “o hotel foi extremamente importante para termos visão a respeito de empreendedorismo, o que até então era pouco conhecido para nós. Tivemos apoio e auxilio de vários professores e técnicos administrativos. Aprendemos muito, tanto na nossa área de formação quanto na área administrativa, e se não tivéssemos aproveitado essa oportunidade, com certeza, sozinhas e fora da Universidade levaríamos muito tempo para aprender.”

Novos Grupos hospedados

Alfa Soluções em Engenharia: Telmo Josiel Teles; Jaqueline Klem Bohrer; Rafael da Silva Teles; Franklin Willian Barbosa. Orientador - Ticiane Sauer Pokrywiecki.
Alienge Consultoria de Tecnologia e Engenharia de Alimentos: Juliana Steinbach, Maiara Cristina de Matos Dalazen Valendorff, Eduardo Steinbach. Orientador - Andrea Catia Leal Badaró.
Tecnosust: Aloma Hancke, Jaqueline de Moura. Orientador - Hernan Vielmo.

Lido 85 vezes
Entre para postar comentários
Top