Produtores de Flor da Serra do Sul participam de palestra da Frente Parlamentar do Leite
Acessoria

Na sexta-feira, 17, foi a vez de cerca de 50 produtores de leitede Flor da Serra do Sul participarem da palestra realizada pela Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, coordenada pelo deputado Reichembach. A capacitação vem sendo realizada em diversos municípios da região Sudoeste, com apoio das prefeituras.

A palestrante Denise Chiapetti Adamchuck, médica veterinária, aborda técnicas de manejo que visam a redução de custos e a otimização dos lucros na produção. “Estamos numa região promissora e por isso podemos investir no leite. Temos que resolver questões básicas, como por exemplo, manter a água para beber perto das vacas, porque um animal que produzi 20 litros de leite, tem que consumir até 100 litros de água por dia, por isso, tem que estar perto dela. São detalhes pequenos, mas que precisam ser resolvidos”, explicou a veterinária.
O vice-prefeito Alcenir Rimoldi enfatiza que o leite é importante para a economia do município. “Eu também sou um pequeno produtor de leite. A prefeitura de Flor da Serra procura dá incentivos, porque essa é uma rentabilidade mensal, é garantida. Hoje o preço do leite está retornando ao seu patamar normal e, por isso, temos que incentivar cada vez mais a produção. Agradeço o deputado Reichembach, que, como coordenador da Frente, está possibilitando eventos como esse”, disse o vice-prefeito.
Os produtores que participaram da capacitação se dizem otimistas com o futuro do setor. De acordo com eles, é necessário ter organização e planejamento. Isso fica explícito na fala de Giovani Krechinski. “É muito importante pensarmos na propriedade como uma empresa, ter organização e pensar onde quero chegar daqui há alguns anos”, explicou Giovani, que há mais de 20 anos trabalha no segmento.
Organização e planejamento são termos que também aparecem na fala do casal Ademir e Vandiriana Guarda, pais do pequeno Artur, de três meses. Segundo eles, um trabalho bem feito agora vai garantir o futuro do filho e, quem sabe, poderá motivá-lo a continuar na propriedade. “Temos que pensar no que a vaca precisa ingerir pra dar um leite bom, como nós ordenhamos, a qualidade que vai influenciar no preço, uma coisa leva à outra”, frisou Ademir. Vandiriana disse que seria um plano o filho continuar trabalhando na propriedade. “Esse é o plano, que ele continue. Estamos incentivando ele desde já, trazendo junto nas palestras. Queremos que a propriedade dê lucro para garantir o futuro dele”, explicou.
A palestra de sexta-feira também contou com a presença da prefeita Lucinda da Rosa. A Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, coordenada pelo deputado estadual Wilmar Reichembach, existe desde 2015 na Assembleia Legislativa do Paraná. Neste ano, com o apoio das prefeituras da região Sudoeste, estão sendo realizadas palestras, proferidas pela médica veterinária Denise, com a intenção de levar conhecimento técnico aos produtores de leite.

Lido 60 vezes
Entre para postar comentários
Top