IFPR-Capanema oferta curso de Espanhol Básico

Por: Celso Fernando Claro de Oliveira

 

Estão abertas a partir do próximo dia 17 as inscrições do processo seletivo que definirão os participantes do Curso Básico de Espanhol oferecido pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema.

O curso terá duração aproximada de doze meses, com início previsto para 23 de outubro. Ao todo, foram abertas 20 vagas para pessoas de todas as idades. A formação possibilitará aos participantes uma introdução ao idioma por meio de atividades de escrita, leitura, interpretação textual, conversação e compreensão oral. Interessados devem consultar o edital disponível em: http://capanema.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/Edital-Fic-de-Espanhol-Básico.pdf.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de outubro, nas dependências do Campus Capanema – situado na Rua Cariris, nº 720 – de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h. Metade das vagas disponíveis está reservada às cotas de inclusão para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, incluindo-se pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. As demais vagas estão abertas para livre concorrência. Caso o número de candidatos extrapole a oferta, os participantes do curso serão definidos por meio de um sorteio público. Os interessados devem ter Ensino Fundamental I completo.

O Curso Básico de Espanhol será a primeira ação do Centro de Línguas do Instituto Federal do Paraná (CELIF) na região. “Trata-se de uma iniciativa bastante importante uma vez que estamos situados em uma área de fronteira, com grande trânsito de estrangeiros. O curso poderá ajudar os participantes tanto em situações cotidianas, como em questões relacionadas ao ambiente de trabalho”, explica a professora Lidiane Alves Pastorini, coordenadora da iniciativa.

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 12 de outubro, de modo que o início das matrículas já está agendado para o dia 15. Os candidatos que concluírem o curso receberão um Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Educacional e Social. Entre alguns dos principais temas a serem abordados durante as atividades estão situações de comportamento cotidiano, relações interpessoais e conhecimentos sobre a cultura latino-americana de origem hispânica.

Lido 212 vezes

Itens relacionados (por tag)

  • Cursos de Robótica entram na terceira fase

    Nesta semana teve inicio a terceira fase dos cursos de robótica e prototipagem para crianças de 06 a 14 anos. A iniciativa é da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec), através do Centro de Inovação e Tecnologia de Francisco Beltrão (Citfbe). Nesta etapa os alunos estão tendo contato com a fabricação de robôs a partir de peças impressas em 3D, somadas aos conceitos de eletrônica e programação.

  • IFPR-Capanema define representantes no SE2PIN 2018

    O Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema realizou nesta quinta-feira (20/09) o IV Seminário de Iniciação Científica de Capanema (SICCAP), evento em que os estudantes puderam apresentar à comunidade local os resultados de projetos de pesquisa e extensão concluídos ou em andamento.

  • CAPANEMA: Feira reúne agroindústrias produtoras de melado e derivados da cana-de-açúcar

    A governadora Cida Borghetti esteve na sexta-feira (19) em Capanema, no Sudoeste do Estado, para participar da 20ª Feira do Melado, evento tradicional que busca valorizar a produção das agroindústrias que fabricam produtos derivados da cana-de-açúcar. Cerca de 100 mil pessoas devem passar pelo local nos cinco dias de evento, que começou na quarta-feira (15) e seguiu até o domingo (19).

  • Abertas as inscrições para o IV Seminário de Iniciação Científica de Capanema

    Os estudantes do Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema que participam de projetos de pesquisa e extensão podem cadastrar seus trabalhos para participar do IV Seminário de Iniciação Científica de Capanema (SICCAP) até o dia 5 de setembro.

  • Curso EaD prepara professores para levarem Agrinho para sala de aula

    Milhares de docentes que participaram dos Seminários agora têm a oportunidade de fazer a formação para ajudar a levar o método do Programa para suas escolas

Entre para postar comentários
Top