Quarta, 17 Outubro 2018 15:41

Gerentes do comércio beltronense falam sobre vendas de fim de ano e contratação de mão de obra

Escrito por
Área central de Francisco Beltrão concentra grande parte das lojas de departamentos do município. Área central de Francisco Beltrão concentra grande parte das lojas de departamentos do município. Crédito: Darce Almeida/Acefb.

Da assessoria/Acefb

Uma recente pesquisa feita nas capitais e interior do Brasil pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que, pelos próximos meses, aproximadamente 59,2 mil vagas de emprego serão abertas nos segmentos do comércio e serviços. O número é levemente superior aos 51 mil novos postos que foram previstos para o mesmo período do ano passado.

E é nesta época do ano que começa a corrida pelas vagas temporárias de trabalho. Em Francisco Beltrão, de acordo com empresas associadas à Associação Empresarial (Acefb), ouvidas nesta semana, o número de oportunidades deve subir 20%, 30% daquelas que já existem. Delonei Schultz, o Tito, gerente da Leve Confecções, disse que a loja está contratando vendedoras. “É uma época que exige maior número de contratação devido ao horário estendido do comércio e o fluxo de clientes nas lojas. As vagas que nós temos podem ser temporárias, mas podem se tornar permanentes, vai depender de cada contratado”.

E o que precisa para garantir a carteira assinada por um tempo maior? Para Tito, é um “conjunto de coisas” como simpatia para atender, gostar de pessoas e de vender, determinação, querer emprego e não apenas um trabalho. “É claro que o funcionário não sai vendendo, ele passa por um treinamento”, explica Tito.

Um empresário do setor de gastronomia preferiu não ser identificado, mas quis opinar. Segundo ele, em Beltrão não existem desempregados, e sim falta de interesse das pessoas em trabalhar. “Falta responsabilidade, primeiro querem saber se tem folga no mês. A gente registra tudo certinho, trabalho na sombra, com ar condicionado e tudo, mas devido à má vontade trabalham um tempo e vão embora. E não é de hoje que percebo isso aqui no comércio. Em contrapartida tenho funcionários comigo há mais de 8 anos”.

Joanita Miranda, gerente da Magazine Luiza, informa que a empresa vem selecionando novos funcionários para este fim de ano. “Depois da nova lei do eSocial nós temos contratados os chamados funcionários intermitentes, que trabalham, por exemplo, dez dias em média, por mês. Isso fez com que a gente aumentasse o número de vagas. Agora estamos em ritmo de seleção de funcionários para os três últimos meses do ano. Se o contratado se sair bem, a gente efetiva na loja”.

Confiantes

Sobre a expectativa de vendas de Natal, Joanita demonstra confiança. “Ano passado foi um ano muito bom, o início desse ano também. Em setembro a gente sentiu uma queda nas vendas, acredito por causa do momento eleitoral. Mas como a rede investe nas vendas pela internet, notamos um crescimento nas vendas”. Joanita destaca que a Magazine Luiza tem parceria com mais de 30 mil empresas no país. “É até curioso, mas se o cliente pedir se temos ração para cachorro ou até creme dental, nós dissemos que tem. Isso é inovação”. Outro fator para a empolgação da empresária com as vendas foi a “injeção recente de dinheiro na economia daqueles que receberam do FGTS inativo, e ainda vem o 13º salário”.

Por telefone foi possível notar o otimismo de João Miguel de Lima Júnior, gerente da Lillean Calçados, quanto à previsão de vendas de fim de ano. “A expectativa é muito boa, vamos sim colher os frutos do trabalho iniciado lá no começo do ano. Quanto às vagas de trabalho, estamos recebendo currículos para contratação de novos trabalhadores temporários”. E o detalhe, não precisa ter experiência para começar uma nova caminhada profissional. “Vamos contratar operadores de caixa, crediaristas, vendedoras, vendedores e estoquistas. Queremos continuar formando equipes campeãs, a efetivação dos funcionários temporários vai depender de cada um que trabalhar na nossa loja”, resume.

Lido 87 vezes
Entre para postar comentários
Top