Emater inicia os trabalhos com MIP e MID em Bela Vista da Caroba
Assessoria

No mês de novembro, o município de Bela Vista da Caroba iniciará os trabalhos com o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e o Manejo Integrado de Doenças (MID) na soja, pela primeira vez no município. O projeto terá acompanhamento contínuo do Instituto Emater.

Nessa safra, as ações nas lavouras iniciarão a partir de novembro devido ao atraso na semeadura, tendo as chuvas na região como o principal motivo. Estima-se que até a primeira quinzena de novembro a grande maioria das áreas possam estar implantadas.

Segundo o Extensionista responsável pelo Projeto Grãos no município Joelson dos Santos, a produção de grãos, em especial a soja, é uma das principais fontes de renda de Bela Vista da Caroba, que sozinha faz girar em torno de 16,48 milhões de reais no município, o que equivale a duas vezes mais do que a soma de todo o restante da produção agrícola do município.

Os produtores estão esperançosos quanto ao clima favorável, que segundo previsões futuras, permitirá obter uma boa safra. Quanto ao novo método implantado no município, está despertando curiosidade entre os produtores e muitos já aderiram ao projeto. A meta para o próximo ano é que esse número de assistidos pelo menos triplique.

O extensionista comenta que chegou a ser iniciado um trabalho com MIP e MID através do SENAR há alguns anos atrás, mas sem ter sequência no trabalho de acompanhamento junto aos produtores, todo o trabalho acabou se perdendo. O objetivo nesse momento é retomar o trabalho junto aos produtores, proporcionado uma assistência técnica contínua.

Também será instalado no município uma UR (Unidade de Referência), que tem como papel principal difundir os métodos e tecnologias aos demais produtores na região. Nessa mesma área será instalado um coletor de esporos de ferrugem, equipamento que tem como objetivo coletar amostras de esporos em laminas de vidro, que serão encaminhadas duas vezes por semana ao laboratório para análise.

A adoção das práticas do MIP e MID nas lavouras proporcionará ao produtor uma maior segurança na tomada de decisão para aplicar os defensivos agrícolas de forma correta. Assim o produtor, além de estar contribuindo em uma produção de alimentos mais sustentável, também obterá um aumento de produtividade e menor custo de produção, gerando mais lucratividade e renda para a família.

Qualquer cidadão poderá acompanhar os resultados de ambos os manejos através do site oficial do Instituto Emater, onde encontrará as principais pragas que estão aparecendo e em quais regiões do Estado, pode ter surgido os primeiros esporos da ferrugem.

Lido 96 vezes

Itens relacionados (por tag)

  • Municípios têm até dia 20 para se inscrever em programa de habitação rural

    Da assessoria

    As prefeituras interessadas em aderir ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) devem entregar o cadastro com as famílias que se enquadram no projeto a Cohpar (Companhia de Habitação do Paraná) até o próximo dia 20.

  • PT de Bela Vista da Caroba organiza-se para as eleições de 2016

    Em reunião realizada no mês de setembro, o Diretório do PT de Bela Vista da Caroba reuniu seus membros para discutir dentre outros assuntos, o fortalecimentos do Partido através de novas filiações, reforma política e o posicionamento político do partido no município bem como ações visando o pleito de 2016.

  • Foto Legenda

    Prefeito de Bela Vista da Caroba, Dilso Storch com o governador Beto Richa na cerimônia de assinatura de convênio para sinalização de ruas no valor de R$ 120 mil.

  • Emater promove dia de campo

    A Emater vai realizar em Quitandinha, região metropolitana de Curitiba, no dia 9 de maio, um dia de campo sobre a cultura da Noz Pecã.

  • Governo publica edital de concurso para a Emater e Adapar

    O governo do Paraná publicou edital para realização de concursos públicos para contratação de 400 profissionais técnicos para o Instituto Paranaense de Assistência Técnica (Emater) e outros 200 para a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), empresas vinculadas à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento.

Entre para postar comentários
Top