Maior honraria da Acefb é entregue para Antonio Pedron
Prefeito Cleber, Pedron e Tarsizio Bonetti. Darce Almeida

 

O vice-prefeito de Francisco Beltrão recebeu o troféu “flor-de-lis” na homenagem Comenda 1º de Maio.

Da assessoria/Acefb

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão ficou lotada na manhã desta terça-feira, 11 de dezembro. O motivo: entrega da Comenda 1º de Maio para Antonio Pedron, vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento no Café Acefb especial. Também foram apresentados os principais trabalhos realizados pela casa de leis em 2018. Acompanharam a homenagem empresários, lideranças e imprensa. A organização do evento foi dos colaboradores da Associação Empresarial.

Cleber Fontana, prefeito do município, destaca o aprendizado diário que tem com seu vice. “A gente sempre aprende muito com as pessoas. E o Pedron é uma delas que a gente aprende diariamente. Parabéns Tarsizio pela escolha do homenageado. Na biografia do Pedron tem muitos serviços prestados para a nossa população. É uma daquelas pessoas que amam Beltrão e que, além de seu trabalho, colabora com novas ideias”.

Edgar Behne, presidente da Acefb – gestão 2000 a 2002, representou o Conselho Superior da entidade. “Nós tivemos uma ampliação das atividades desenvolvidas pela Acefb, no passado chamada de Aciafb, de forma estrondosa. Isso se deve ao espírito de associativismo. É preciso separar a Acefb antes e depois do Antonio”.

Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb, comandou a entrega da homenagem e relata: “Eu me espelho nele [Pedron] para que a gente possa fazer uma boa gestão. A Acefb tem uma história tão bonita, fez tanto por Beltrão. É uma responsabilidade para cada presidente que assume a função. Parabéns Pedron”.

“Sozinhos a gente não faz nada, sempre tive apoio enquanto fui presidente da entidade. A gente deve fazer associativismo de forma desprendida, nunca pensar em fazer para ser reconhecido. É preciso fazer para que as coisas possam ir se transformando. Vocês não sabem a importância que tem as entidades, aquelas com vontade de fazer pela sociedade. A classe política aceita bem isso”, resume Pedron.

Adriano Radaelli, vice-presidente da Cacispar (Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná), representou a coordenadoria regional. Ao todos são 36 associações integradas à Cacispar.

Histórico

A Comenda 1º de Maio da Acefb, instituída em 2010 pelo homenageado Antonio Pedron, não tem conotação política e é conferida pela entidade empresarial para autoridades, lideranças empresariais, políticas e comunitárias, dirigentes de entidades, associações e clubes para homenagear pelos relevantes serviços prestados à entidade, à classe empresarial e à comunidade. Em oito anos foram agraciados com a Comenda o ex-deputado estadual Caito Quintana (2010), o ex-governador Beto Richa (2011), o empresário Aryzone Mendes de Araújo (2012), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Luiz Traiano (2013), o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana (2014), a Cresol Central Baser na pessoa do seu presidente Alzimiro Thomé, em 2016, e as Forças de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) em 2017.

Trecho da homenagem à Pedron

“Em virtude de seu comprometimento e atuação em prol do desenvolvimento econômico e social de Francisco Beltrão, sempre empenhado em buscar e realizar projetos que visam a melhoria da comunidade, bem como sua atuação incansável como voluntário em diversas diretorias da Acefb, presidindo-a por dois mandatos – gestões 2008/2010 e 2012/2014, além de ter criado e implantado projetos relevantes para a entidade. Pedron foi o criador e 1º presidente do Condef (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão), sempre atuando de forma coerente e exemplar.

Breve histórico

Pedron nasceu em 7 de março de 1955, em Severiano de Almeida (RS). Com trinta dias de vida, seus pais Orlando Pedron e Arcelina Pedron mudaram-se para Francisco Beltrão para integrar à firma Irmãos Pedron Ltda, que atuava no ramo de armazém, madeireira e transporte. A firma mantinha suas atividades onde hoje é localizado o tradicional prédio da família Penso, na Rua Curitiba, esquina com a Avenida Júlio Assis Cavalheiro, construído na época o prédio que continua até hoje. Em 1977, iniciou o Curso de Ciências Contábeis, em Pato Branco. No ano 2000, iniciou curso de Direito na Cesul, concluído em 2005. Pedron é casado com Rose Pedron e tem quatro filhos.

Atividade profissional

Exerce a profissão de contabilista desde de 1977. Antes trabalhou em São Leopoldo (RS) de office-boy (1971). Chegando em Francisco Beltrão, trabalhou por três anos no Escritório do Zancanaro, iniciando em 1º de maio de 1972. Em 1º de maio de 1977, firma com Sérgio Galvão o Contrato Social da Organização PEÃO – Pedron e Galvão, que em 1981, passa para o controle integral de Antonio Pedron, passando o nome para Escritório Muralha. Atualmente a empresa conta com 47 funcionários, e atende empresários locais, autônomos e o agronegócio.

Pedron lecionou matérias ligadas à contabilidade em cursos regulares no Senac e antiga Facibel, hoje Unioeste, desempenhou diversas atividades sociais (diretor social do Clube União (1976/1977); presidente da Associação dos Contabilistas (1980/1981); Delegado do Conselho Regional de Contabilidade; tesoureiro e secretário do Marrecas Clube ( 1984/1986); presidente do Rotary Francisco Beltrão (1998/1999); presidente da Comissão de Fundação Rotária do Rotary International - Distrito 4.640 (2000/2001); governador assistente do Rotary International Distrito 4.640 (2003/2004); presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão nas gestões (2008/2010 e 2012/2014); presidente da Agência Regional de Desenvolvimento do Sudoeste (2010/2011); presidente do Condef (Conselho de Desenvolvimento de Francisco Beltrão); presidente da Astec (Associação de Amigos da Torre Concatedral; Membro do Conselho Deliberativo do Marrecas Clube; vice-presidente da Casa Mais Vida e coordenador da Câmara Técnica do Condef para atração de novos investimentos;

O homenageado coordenou o movimento para abertura de um canal de TV aberta para o município, que culminou na instalação da Sede Regional da Sucursal da RPC TV, faz busca constante pela atração de novos investimentos ao município, com a recente vinda da fábrica de bicicletas Master Bike, participa como voluntário em diversas entidades, apoiou incondicionalmente a vinda do curso de Medicina para a Unioeste, coordena os projetos do HGI – Hospital Geral Intermunicipal, da Trincheira do Detran e do plano de Contenção de Cheias e é coordenador para o tema “Aeroporto Regional” da Amsop, gestão 2017/2018.

Ler 295 vezes

Itens relacionados (por marcador)

  • Projeto do JNT incentiva leitura de pais e alunos

     Assessoria

    O Jornal Novo Tempo, fundado e com sede administrativa em Santa Izabel do Oeste, filial em Frncisco Beltrão e com distribuição em diversos municípios da região, lançou com apoio das Escolas da Rede Municipal, um projeto inovador de incentivo a leitura de alunos e seus familiares.

  • Saúde realizará testes de hepatites

    Neste sábado, dia 27 de julho, no Calçadão de Francisco Beltrão, será realizada uma campanha na área de saúde. Serão oferecidos gratuitamente testes para detecção das hepatites B e C, Sífilis e HIV.

  • Cléber confirma instalação do CRAS no Bairro São Miguel

    Na sexta-feira, 12, o prefeito Cleber Fontana participou de reunião no bairro São Miguel com as famílias beneficiários do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

  • Corrida do Soldado vai reunir 700 atletas

    A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Esportes, será mais uma vez parceira do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado na realização da tradicional Corrida do Soldado, que neste ano acontece no dia 18 de agosto, um domingo.

  • Confraria prepara encontro de carros antigos

    No mês de outubro, dias 4, 5 e 6, no Centro de Eventos do Parque de Exposições de Francisco Beltrão, será realizado o 8º Encontro de Colecionadores de Carros Antigos, com promoção da Confraria de Antigos.

Entre para postar comentários
Top