Atleta beltronense se prepara para disputar Paraolimpíadas de 2020
Assessoria

Curtindo seu breve período de férias em Francisco Beltrão com familiares e amigos, o paratleta beltronense da natação Vinicius Guarienti, de 23 anos, apresentou um balanço de suas conquistas nas piscinas em 2018, falou sobre os projetos e competições para este ano e sobre o seu principal objetivo, as Paralimpíadas de 2020, que serão disputadas em Tóquio, no Japão.

 

Esbanjando humildade, simpatia e bom humor, Vini avalia 2018 como altamente positivo. Foram 22 medalhas em nove competições disputadas, sendo 13 medalhas de ouro, 5 de prata e 4 de bronze. No ano passado competiu na etapa regional Rio-Sul da Caixa Loterias, Open Caixa Loterias, nas duas etapas nacionais e na final do Circuito Caixa Loterias, Pan-Americano Universitário, Jogos Paralímpicos Universitários, Jogos Universitários Brasileiros e Parajaps.

“O ano de 2018 foi de muitas vitórias, consegui melhorar meus tempos, figurar entre os melhores do Brasil. Isso é fundamental para chegar até a seleção brasileira. Esse amadurecimento profissional me dá mais otimismo para que em 2019 consiga minha principal meta, os índices necessários para representar Francisco Beltrão e o Brasil nas Paralimpíadas”, comenta Vini.

Segundo ele, as competições deste ano serão semelhantes às do ano passado, com poucas alterações. Se conseguir a convocação para a seleção nacional, poderá participar de mais campeonatos, inclusive internacionais, incluindo o mundial que será realizado no segundo semestre na Malásia. “Aqui no Paraná meus tempos são excelentes, mas preciso melhorar alguns milésimos de segundo para ficar na elite nacional”, explica Vini. Completa que vai se dedicar ao máximo nos treinos para chegar lá.

Conquista profissional

Fora das piscinas, Vini teve outra importante conquista em 2018, a formatura no curso de direito pela Universidade Federal do Paraná. Também já conseguiu a aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil e fez uma pós-graduação. “A disciplina que aprendi com o esporte me ajuda nos estudos. Isso é foi fundamental para alcançar mais esta meta”, enfatiza. Mesmo com a dedicação aos treinos, ele garante que consegue estudar e ter momentos de lazer.

Apoio e dedicação

Vini iniciou na natação aos cinco anos, em 2000, na Academia Free Sport de Francisco Beltrão. Reconhece que o apoio recebido dos professores, especialmente da professora Silvaria Tourinho Gomes, foi fundamental para que a modalidade de tornasse a grande paixão da sua vida.

Em 2013, há seis anos, mudou-se para Curitiba para estudar e encontrar melhor estrutura para os treinamentos. Em todo este período conta com o patrocínio da Unimed Francisco Beltrão. Também é apoiado através do Programa Talento Olímpico do Paraná (Top 20). Para 2019 ampliou as parcerias com o Banco Safra e Ebanx. O local de treinamento na capital é o Clube Thalia, que disponibiliza toda a sua estrutura.

Suas melhores marcas são nos 100 metros borboleta e costas e nos 400 metros livres. Retoma os treinamentos no próximo dia 14. As competições oficiais começam em abril.

Ler 373 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top