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Quinta, 21 Março 2019 13:15

Pequenas empresas do setor de turismo são reconhecidas pela qualidade e gestão

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O vice-governador do Paraná, Darci Piana, participou do evento O vice-governador do Paraná, Darci Piana, participou do evento Régis Santos/Inove

Em clima de conquista, empresários e gestores do Programa Selo de Turismo do Paraná concluíram o ciclo de consultorias e orientações em cerimônia realizada na noite do dia 15, na sede do Sebrae/PR de Curitiba.

Ao todo, 118 empresários de meios de hospedagem e gastronomia de interesse turístico receberam 121 selos do programa, coordenado pelo Sebrae/PR, que atesta que seus empreendimentos estão em conformidade com os critérios de qualidade estabelecidos pelas entidades promotoras do Programa.

Empresários de diversas regiões do Paraná estiveram presentes em Curitiba para a entrega do Selo. Representantes do Comitê Gestor formado pelas instituições Sebrae/PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Paraná Turismo e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fizeram a entrega para os participantes que atingiram o percentual de 80% nas análises de conformidade e troféus para os empresários que atingiram os índices mais altos.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, enfatizou a importância dos empresários que receberam o selo, pelo qual dedicaram e fazem a diferença na economia do Paraná. “Temos que celebrar o trabalho dos empresários do turismo na conquista do Selo e a dedicação de todos, desde o processo de diagnóstico até a promoção de acesso a mercados. Indicadores levantados durante a aplicação da metodologia apontam que, em 2017 e 2018, houve aumentos médios de 27% na carteira de clientes e 22% de faturamento entre as participantes do Programa em todo Paraná”, analisou Tioqueta.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, pontuou o esforço que o Governo do Estado está disposto a fazer para melhorar o turismo e o potencial turístico da região. “Do montante que o Governo do Paraná vai investir em mídia, 35% serão dedicados ao turismo. Temos que trabalhar muito para vender nosso Estado, primeiro para os paranaenses e depois para o país afora. Precisamos mostrar que podemos receber tão bem quanto os melhores destinos do mundo”, avaliou.

Piana congratulou os parceiros e empreendedores. “Há quatro anos já trabalhávamos para a qualificação das nossas empresas com o Sebrae, inclusive com o Selo do Turismo. Quando falamos de relacionamento de negócios, de melhoria de atendimento e de gestão da empresa, estamos falando da qualidade da prestação de serviços para aqueles que vêm nos visitar. É fundamental sabermos da responsabilidade que todos temos para bem servir e para mostrar que fazemos um receptivo de primeiro mundo. Belezas naturais e infraestrutura já temos”, concluiu.

A presidente da Abrasel, Jilcy Rink, enalteceu a importância do Selo como uma evolução para o turismo paranaense. “Tenho acompanhado as reuniões com as entidades e visto o esforço da equipe do Sebrae e dos gestores do Selo em provocar melhorias para que todos os empresários conseguissem atingir os melhores resultados. Sei que não é fácil, também sou empresária e há três anos participo do Programa. Por isso quero parabenizar cada um que conseguiu estar aqui, quase todos com 90% de índice de conformidade”, comemorou.

João Jacob Mehl, diretor-presidente da PR Turismo, lembrou a excelente participação de Curitiba na Copa do Mundo de 2014 ao receber pessoas do mundo todo. “O turismo depende diretamente dessa formação que todos aqui tiveram. Isso é fruto do Sebrae e da vontade de vocês de querer aprender e melhorar a qualidade do serviço. A qualificação da mão de obra é o sucesso do Turismo. Sem receptivo perfeito, não há sucesso e isso o Sebrae faz de melhor”, destacou.

Empresas vencedoras
A novidade deste ano foi a premiação por Região Turística, além das categorias já existentes anteriormente. Foram 118 empresas que receberam 121 Selos, sendo: 28 da Rota do Pinhão; 25 de Corredores das Águas; 20 de Cataratas e Caminhos; 17 dos Campos Gerais; 18 do Litoral; seis do Norte do Paraná; três de Terra dos Pinheiras; duas de Ecoaventuras Históricas e Sabores; além de duas de Imbituva e Imbaú.

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