Dia mundial sem Tabaco
Divulgação

A campanha do Dia Mundial sem Tabaco que acontece no dia 31 de maio, tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, além de desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC).

APOIO/TRATAMENTO

Em Santa Izabel do Oeste, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o Programa de Combate ao Tabagismo, como estratégia de ajudar a cessar o fumo. Os interessados em participar dos grupos poderão entrar em contato com sua Unidade de Saúde para deixar o seu contato ou diretamente com a farmacêutica Patrícia do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) para tirar dúvidas e deixar o contato.

Ler 120 vezes
Entre para postar comentários
Top