Inverno será ameno e um pouco mais chuvoso, diz Simepar

O inverno começou às 12h54 desta sexta-feira – 21 de junho – e termina às 04h50 de 23 de setembro.

Segundo a previsão do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a estação entra sem chuvas e ensolarada na maioria das regiões. Há condições para formação de nevoeiros ao amanhecer nas regiões Centro-Sul, Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. O tempo deve ficar encoberto em Guarapuava e Rio Negro e parcialmente nublado na Capital, litoral, nas regiões Central, Centro-Sul, Sul e Norte Pioneiro. O sábado (22) prossegue sem chuvas, com leve aumento das temperaturas. No domingo (23), o sol deve predominar em todo o Estado, com temperaturas entre 8ºC e 27ºC.
"O inverno deve ser ameno, pois a temperatura média do ar deverá ficar acima do comportamento climatológico normal", afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Embora se caracterize como a estação mais seca, é provável que neste ano seja ligeiramente mais chuvoso, sobretudo em julho. Estão previstos períodos prolongados sem chuva quando predominarem massas de ar frio e seco. Ondas de calor devem ser mais frequentes em agosto e setembro.
O fenômeno El Niño continua influenciando o clima na Região Sul do Brasil, reduzindo as chances de geadas. No entanto, deslocamentos eventuais de intensas massas de ar frio podem causar geadas e queda acentuada nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Centro e Campos Gerais.

"Os produtores de café devem ficar atentos às previsões de geadas para adotarem medidas de proteção dos viveiros e das mudas de até seis meses". O mesmo deve ser feito com as hortaliças. "Já o trigo e o milho devem desenvolver-se normalmente, atingindo boa produtividade", diz a agrometeorologista Ângela Costa.

Mantido pelo Simepar e pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), o serviço gratuito Alerta Geada emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas. Boletins são divulgados pelo Disque Geada (43) 3391-4500, nas redes sociais e páginas www.simepar.br e www.iapar.br.

A base de dados históricos sobre o inverno paranaense apresenta baixos volumes de chuvas. Julho costuma ser menos chuvoso. Os registros de baixas temperaturas mais expressivos são de Palmas, no Sul do Estado.

Ler 397 vezes
Entre para postar comentários
Top