Presidente da Faciap participa de reunião da Cacispar

A reunião ordinária mensal da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) de segunda-feira (27) contou com a participação de representantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

O presidente da federação, Marco Tadeu Barbosa, e a coordenadora jurídica da Faciap, Caroline Taborda, foram os convidados do encontro.

O presidente da Faciap fez um relato do trabalho desenvolvido pela federação durante a pandemia aos diretores da Cacispar. Marco Tadeu observou que as ações têm acontecido em duas frentes: a preservação de vidas e a movimentação econômica.

“Montamos um grupo, produzimos um documento que contempla as diversas realidades do Estado, tanto econômicas quanto culturais. Em uma reunião do G7 [grupo formado pelas principais entidades representativas do setor produtivo paranaense] com o governo do Estado, pedimos vez e voz. Apresentamos sugestões para a retomada da economia” relatou o presidente da Faciap, que representa mais de 60 mil empresas no Paraná.

O presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, observa que contar com a participação do presidente da Faciap faz parte da estratégia de integrar cada vez mais os atores do sistema associativista. “Marco Tadeu fez um relato do que a Faciap tem executado e esclareceu dúvidas de diretores da Coordenadoria. Essa aproximação é importante para o setor empresarial sudoestino”, destaca Manfroi.

Em seguida, Caroline Taborda, coordenadora jurídica da federação, fez uma apresentação sobre o Instituto de Mediação e Arbitragem (IMA Faciap), que surge como uma alternativa ao Poder Judiciário para a resolução de conflitos.

Segundo Caroline, o IMA Faciap traz como vantagens a independência na negociação de dívidas na plataforma; rapidez (mediação - 90 dias, arbitragem - um ano e nove meses); e eficiência (90% de acordos cumpridos contra 20% no Judiciário).

“As empresas gastam mais de 157 bilhões em processos a cada ano, no Brasil. O IMA Faciap é uma câmara para resolução de conflitos que confere rapidez, economia e sigilo para os empresários”, explicou Caroline.

Sobre o tema, o presidente da Cacispar salienta tratar-se de mais uma ação do movimento associativista para auxiliar os empresários na resolução de conflitos. “Os empresários interessados em saber mais sobre o IMA podem procurar as associações empresariais de seus respectivos municípios”, completa Manfroi.

 

Capacitações

Na reunião, a plataforma ACETreina, resultado de parceria da Cacispar com a empresa varejo.me, do Rio Grande do Sul, também foi apresentada como uma alternativa para treinamentos em tempos de pandemia. A plataforma de educação corporativa traz conteúdos desenvolvidos por especialistas para capacitar gestores e colaboradores para as novas exigências do mercado, focado cada vez mais na experiência de compra dos clientes e nas ferramentas digitais.

“É mais um iniciativa que a Cacispar está oferecendo para as entidades e, em consequência, para os empresários da região, para capacitações on-line, em decorrência da Covid-19”, comenta Carlos Manfroi.

Outra capacitação que está em preparação é destinada a presidentes, vices e futuros gestores das entidades associadas à Cacispar. Disponibilizado gratuitamente, o treinamento está programado para os dias 10, 11 e 12 de agosto, no período da noite, por ferramenta de vídeo.

Ler 31 vezes
Entre para postar comentários
Top