PROFISSIONAIS DA SAÚDE RECEBEM VACINA CONTRA CORONAVÍRUS EM SANTA IZABEL DO OESTE
Assessoria

Vacina chega a Santa Izabel e cinco profissionais da Saúde foram os primeiros vacinados na 3ª feira

Na terça-feira (19), o Prefeito Jean Catto, a Secretária de Saúde Simone Pilz e a técnica em enfermagem Clélia Ferron, fizeram a retirada das 85 doses de vacina contra o Coronavírus, na 8ª Regional de Saúde.

Às 20 horas, seguindo o protocolo do Plano Nacional de Vacinação, foi realizada a vacinação simbólica de alguns profissionais de saúde, que são da linha de frente no combate da doença. A primeira pessoa a receber a vacina foi a enfermeira Mariza Bueno, atuando na saúde há 30 anos, dos quais, 26 anos em Santa Izabel do Oeste. Enfermeiras Suzane Kindzerski e Roseli Faust, técnica de enfermagem Clélia Ferron e o médico Dr. Douglas Soares que estavam de plantão, também receberam as doses. Todos foram enfáticos de que a vacina é a esperança e a garantia de poder continuar o trabalho de atendimento aos pacientes e estão esperançosos de que toda a população possa ser beneficiada o mais breve possível. Os demais profissionais de Saúde de Santa Izabel do Oeste iriam receber a primeira dose, ontem. Daqui a 25 dias, esses primeiros vacinados no município, receberão a segunda dose para completar a fase de imunização contra o Coronavíruas.

Cada pessoa deve receber duas doses da vacina, em um intervalo de 25 dias. As doses devem chegar de forma escalonada ao município, atendendo os grupos prioritários por etapas, conforme a produção de novas doses. A esperança é de que já na próxima semana, cheguem mais doses de vacinas. Como o mundo todo precisa da vacina, que tem que ser produzida, o processo de vacinação terá que ser escalonado e planejado para que inicialmente, sejam atendidas as pessoas mais vulneráveis ao vírus. Os profissionais de Saúde, idosos e indígenas fazem parte da primeira fase da vacina.

“É um momento de muita alegria, enfim podemos ter esperança de uma melhora nessa pandemia, é uma vitória poder imunizar nossos trabalhadores que são a linha de frente no combate e os mais expostos à doença. Pedimos compreensão da população, a vacina chegou, não será de imediato, mas aos poucos vamos conseguir imunizar todos os grupos”, comentou a Secretária de Saúde Simone Pilz.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, apresentado pelo governo, prevê primeiramente quatro grupos prioritário: Trabalhadores da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos e indígenas com idade acima de 18 anos. A fase 2 é formada por pessoas de 70 a 74 anos, de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos.

Na fase 3, serão vacinadas pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40).

Na fase 4, deverão ser vacinados professores do nível básico ao superior, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

O Ministério da Saúde pondera, no documento, que os grupos previstos ainda são preliminares e poderão ser alterados. Após a vacinação de todo o grupo prioritário que deve levar alguns meses, que serão definidos quais os próximos grupos que receberão o imunizante.
No Facebook do Jornal Novo Tempo você pode acompanhar toda live do momento histórico e de esperança no município de Santa Izabel do Oeste e também no município de Francisco Beltrão. Todos os municípios da região receberam a vacina no final da tarde de terça-feira, 20.

Ler 111 vezes
Entre para postar comentários
Top