E???????????? ?? ??????çã? ??? ????????????? ?? ??ú??

? ?????????? ?? ??ú?? ?? ????? ?????? ?? ????? ???????, ??? ???á ???????? ? ????????????? ?? ??????çã? ??? ????????????? ?? ??ú??, ?? ?????? ??? ? ??????çã? ?? ????? ?? ???????? ?? ????????, ?? ????, ???ã? ????? ????????? ????????, ?? ????????????? ??? ????????? ?? ??ú?? ??? ???? ????? ?? ?????????çã? ?? ???????í???.

??????????:
✅Estão sendo seguidos todos os protocolos do Ministério da Saúde;
✅A aplicação das doses está de acordo com o Plano Estadual de vacinação;
✅Ainda está sendo vacinado o grupo 1, que inicia com trabalhadores da saúde.
✅O próximo grupo a ser vacinado é o de idosos acima de 80 anos, mas somente após chegada de mais vacinas e anúncio da Secretaria de Saúde.

????? ?? ?? ????? ???????? ?? ??????ÇÃ? ?????? ? ?????-??
Escalonamento da vacinação em Trabalhadores de Saúde que atuam em Serviços de Saúde, visando execução do Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19 do Paraná

??- ??????????? ?? ?????Ç? ?? ??Ú??
Pessoa que exerce as atividades laborais em serviço de saúde (instituições públicas e privadas prestadoras de serviços de internação hospitalar e instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde).
Os locais de trabalho são de natureza diversa, desde onde se realiza a assistência direta ao usuário acamado, até ambientes cujas atividades desenvolvidas são, exclusivamente, administrativas.
Deste modo, ainda que se enquadre como trabalhador de serviço de saúde, a exposição ao risco é diversa nos diferentes ambientes de trabalho.
A priorização da vacinação contra a COVID-19 no grupo prioritário de Trabalhadores de Saúde que atuam em Serviços de Saúde será em conformidade com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19, e escalonada por local de atividade.
Todos os trabalhadores de saúde serão vacinados, porém, a ordem de prioridade temporal para a vacinação está escalonada em subgrupos, conforme apresentado abaixo.

???- ????????????? ?? ??????ÇÃ? ?? ????????????? ?? ?????Ç?? ?? ??Ú?? ?Ú?????? ? ????????
A execução do Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19 no Paraná se dará em etapas (1 a 10) correspondentes aos subgrupos de trabalhadores de saúde (ordem operacional e cronológica).
Exemplificando, ao término da vacinação dos trabalhadores do subgrupo 1, inicia-se a vacinação para os trabalhadores pertencentes ao subgrupo 2 e assim, sucessivamente.

????????? ?? ????????????? ?? ?????Ç?? ?? ??Ú??
➡1. Trabalhadores vacinadores/aplicadores da vacina contra a COVID-19.
➡2. Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
➡3. Trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, SAMU, SIATE), de referência* COVID-19, Clínicas de Diálise, Serviços de Oncologia:
➡3.1 Trabalhadores que atuam na assistência direta a paciente COVID-19;
➡3.2 Trabalhadores de apoio/suporte ao paciente e à equipe que atende COVID-19 (motorista, laboratório, imagem, limpeza, nutrição, entre outros);
➡3.3 Trabalhadores que atuam em Clínicas de Diálise e Serviços de Oncologia, devido ao risco de transmissão do vírus aos pacientes;
➡3.4 Trabalhadores em geral, exceto de áreas administrativas.
* Serviço de saúde que presta atendimento à paciente COVID-19.
➡4. Trabalhadores de Centros de Atendimento à COVID-19.
➡5. Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
➡6. Trabalhadores de laboratórios que coletam ambulatoriamente e processam testes/exames laboratoriais para a COVID-19.
➡7. Trabalhadores dos demais serviços de Urgência e Emergência, como os Pronto Atendimento (PA) que não são referência para COVID-19 e de hemocentros.
➡8. Trabalhadores que atuam na Vigilância em Saúde que desenvolvem atividades de campo relacionadas à COVID-19.
➡9. Trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (COVID-19), cuidadores domiciliares, doulas, e
trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde.
➡10. Trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, que se encontram em tele trabalho devido pandemia, e demais não listados anteriormente.

Ler 82 vezes
Entre para postar comentários
Top