Painel de Poty Lazzarotto sobre saneamento completa 25 anos

A obra foi inaugurada em 4 de abril de 1996, por ocasião do aniversário de 303 anos de Curitiba. Em 2015, Sanepar restaurou a obra.

Instalado na Praça das Nações, em Curitiba, no bairro Alto da XV, a céu aberto, o mural de Poty Lazarotto sobre a história do saneamento está completando 25 anos. A obra foi inaugurada em 4 de abril de 1996, por ocasião do aniversário de 303 anos de Curitiba. A Praça das Nações fica na Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, num ponto bastante visitado por turistas por oferecer uma vista panorâmica da cidade.

Conhecido como o “Painel da Sanepar”, o mural possui 23 metros de comprimento por três de altura e é uma verdadeira aula de história sobre a evolução da implantação dos sistemas de abastecimento na Capital, desde as antigas fontes e bicas d’água. A obra está fixada na parede da casa de bombas do Reservatório Cajuru, conhecido popularmente como a “Caixa-d’Água da Sanepar” ou a “Caixa-d’Água do Alto da XV”.

Em 2015, a Sanepar promoveu restauro do mural de Poty, com os trabalhos de Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli, profissionais da restauração. Eles são os únicos autorizados por João Geraldo Lazzarotto, irmão, inventariante e detentor dos direitos do espólio de Poty, a restaurar nas obras do artista. Naquela ocasião, das 1.344 peças de azulejo que compõem o “Painel da Sanepar”, 302 estavam danificadas, por infiltração ou vandalismo.

POTY – Um dos muralistas brasileiros mais reconhecidos, Poty foi registrado como Napoleon Potyguara Lazzarotto. Nascido em Curitiba em 29 de março de 1924, formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes e estudou em Paris. Foi desenhista, gravurista, ceramista e contribuiu com a ilustração de jornais e livros. Destacou-se com a produção de murais espalhados em diversos locais do Brasil e do Exterior. Em Curitiba, além do “Painel da Sanepar”, destacam-se o mural do Teatro Guaíra, do saguão do Aeroporto Afonso Pena, do Largo da Ordem, das praças 19 de Dezembro e 29 de Março, da Torre da Telepar e os do Mercado Municipal, estes últimos realizados por Elvo e Maria Helena após o falecimento de Poty, em 1998.

Ler 33 vezes
Entre para postar comentários
Top