Projeto de Luersen obriga publicação de informações nutricionais

O deputado estadual Nelson Luersen (PDT) apresentou no dia 13/09, na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que visa obrigar estabelecimentos comerciais do ramo alimentício a informarem, destacadamente, em seu cardápio ou através de cartaz, afixado em local de fácil visualização, sobre a utilização de produtos análogos ao queijo/requeijão e lácteos no preparo dos alimentos.

A proposta é para alertar os consumidores através da seguinte expressão: “Este produto não é queijo/requeijão”, bem como proporcionar ao consumidor a possibilidade de verificação das informações nutricionais e ingredientes utilizados no preparo do alimento.

Muitos produtos, análogos ao queijo, acabam sendo consumidos como se fossem queijos legítimos, quando na verdade são compostos de outros produtos como por exemplo: gordura vegetal hidrogenada, amido e amido modificado.

A situação, além de induzir o consumidor a erro, pode prejudicar a sua saúde.

Além de proteger o consumidor e garantir o seu direito à informação, essa proposta também quer proteger o produtor de leite, pois quando há substituição do queijo, consequentemente, se reduz o consumo de leite, impactando na produção primária, atrapalhando a remuneração dos pequenos produtores de leite do Paraná.

Ler 48 vezes
Entre para postar comentários
Top