A partir de maio, são obrigatórias as aulas de direção noturnas

Em menos de um mês entra em vigor a lei que exige aulas noturnas para quem estiver fazendo CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O artigo 158, da Lei nº 9.503/97 deixa definido que devem ser realizadas aulas noturnas para obtenção de CNH. O número de aulas noturnas ainda será definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


Atualmente, os aprendizes de motorista têm de comprovar pelo menos 20 horas aula de prática, acompanhados por um instrutor autorizado. O objetivo, segundo o deputado Celso Russomano (PP-SP), autor da proposta, é evitar que as pessoas tirem a carteira de habilitação sem ao menos saber ligar o farol do carro. "As estradas estão congestionadas de dia porque as pessoas têm medo de dirigir à noite. Porque não aprenderam. Para dirigir barco e avião é preciso ter aulas à noite. Carro é a mesma coisa", disse Russomano na ocasião da aprovação do projeto.

Um detalhe foi esquecido ao longo de toda a discussão sobre as aulas noturnas, é que mesmo com a lei seca, ainda podemos observar que acidentes com vítimas fatais durante a noite não são causados por falta de experiência em dirigir durante a noite, mas sim, por pessoas que ainda bebem antes de dirigir, e as blitz nem sempre conseguem evitar que essas pessoas saiam dirigindo. 

As auto-escolas estão um tanto quanto confusas sobre a lei, e dizem que provavelmente os custos das CNH irão ter um aumento no custo, pois será necessário que se contrate mais funcionários. “Já é liberado para dar aulas até às 22h, nós trabalhamos até às 20h, mas ainda não sabemos de que horas até que horas serão consideradas aulas noturnas, vamos esperar até que o CONTRAN mande as definições para entendermos melhor como as coisas irão acontecer”, afirmou Edim Carlos Pin proprietário de Auto Escola.

Para a direção, a partir das 18h, já é obrigatório que se trafegue com os faróis acesos, pois é considerado noite, portanto cabe ao CONTRAN definir os horários para que as Auto Escolas se adequem.
(Tania Santor)
 

Ler 604 vezes
Entre para postar comentários
Top